“Nada é. Tudo está.”

11/08/2012

Propólis | O extrato ficou mais poderoso

chamada
Livre de álcool, o novo extrato ganhará aplicações que vão bem além do famoso spray para a garganta
Tudo o que é bom pode ser melhorado. Isso é o que devem ter pensado as pesquisadorasMiriam Hubinger e Beatriz Mello, da Faculdade de Engenharia de Alimentos da Universidade de Campinas (Unicamp), ao desenvolverem um extrato de própolis verde quatro vezes mais concentrado e com quatro vezes mais substâncias benéficas, comoflavonoides e compostos fenólicos. Para quem não sabe, essas duas substâncias são aplaudidas por sua longa lista de propriedades anti (antibacteriana, antioxidante, antisséptica…).

O novo extrato ganhará aplicações que vão bem além do famoso spray para a garganta. Isso porque contém menos solvente – o álcool costuma ser o mais utilizado na preparação dos extratos. “As indústrias farmacêutica, cosmética e de alimentos têm interesse em agregar os benefícios da própolis a seus produtos, mas não podiam fazer isso devido à presença do solvente, que pode reagir com a formulação”, explica Beatriz Mello.

Para retirar o componente indesejado, foi utilizado um processo chamado nanofiltração por membrana. É como se a própolis tivesse sido passada por um coador com poros mil vezes menores do que o do papel usado para fazer café. Por esse método, dá para concentrar ainda mais o extrato, dependendo da necessidade.
Agora é uma questão de tempo para a novidade ser agregada a antibióticos, desinfetantes ou até aqueles creminhos que a mulherada não vive sem.

CURIOSIDADES

  • A composição da própolis, que inclui mais de 200 substâncias, depende da espécie vegetal de onde as abelhas fizeram a coleta. A própolis verde, utilizada na pesquisa da Unicamp, é a produzida a partir da flora da região Sudeste, especialmente da Baccharis dracunculifolia (alecrim-do-campo).
  • Além de trabalhadeiras e supeorganizadas, as abelhas também são bichinhos sabidos. Para proteger a colmeia de fungos e bactérias, elas cobrem a entrada de sua “cidade” com a resina que coletam das flores. Por isso, o gregos batizaram a substância de pro (em defesa) polis (cidade).
  • A própolis pode ser usada para produção de alimentos funcionais ou como conservante natural. No Brasil, ela ainda não é aproveitada com essa finalidade, mas no Japão a indústria alimentícia inclui a própolis como ingrediente na produção de balas e chocolates.

Nenhum comentário: