“Nada é. Tudo está.”

11/08/2012

Reduza os sintomas da menopausa com alimentos certos

Mude alguns costumes alimentares para equilibrar o seu organismo
Semente de girassol é aliado na redução dos danos da menopausa
Mal-estar, alterações de humor, lapsos de memória, insônia, dores de cabeça, ondas de calor Quem está passando pela menopausa sofre com esses sintomas desagradáveis. Para diminuir os efeitos, algumas mulheres precisam recorrer a tratamentos hormonais, mas mudar os hábitos de alimentação pode tornar as coisas mais fáceis.

Elimine as suas dúvidas sobre o climatério e tenha uma relação tranquila com a sua maturidade. 

1. Quando começa a menopausa? 
Em geral, se inicia entre 48 e 52 anos. Em algumas mulheres a menstruação simplesmente desaparece. Em outras, há o encurtamento ou o alongamento dos ciclos menstruais. Podem surgir também períodos sem menstruação antes do desaparecimento definitivo. 

2. Quais são os tratamentos mais indicados? 
Depende dos sintomas da mulher e da qualidade de vida que ela tem. Alguns dos tratamentos indicados são a terapia de reposição hormonal (TRH), os antidepressivos ou outros medicamentos que aliviem os sintomas em cada caso. 

3. Terei problemas caso decida não fazer a reposição hormonal? 
Não. A reposição não é obrigatória. É apenas uma maneira de amenizar os sintomas do climatério. Mas há mulheres que entram na menopausa sem sentir nada — especialmente aquelas que se exercitam ou que tiveram uma alimentação saudável durante a vida. Nesses casos, o próprio organismo equilibra os hormônios do corpo. 

4. A reposição vai me fazer engordar? 
Depende. Na maioria dos estudos já feitos, não se comprovou que a terapia de reposição hormonal (TRH) está ligada ao aumento do peso, a não ser em mulheres com tendência a engordar. Porém, os hormônios ingeridos podem fazer a mulher ganhar uns quilinhos, porque aumentam a quantidade de açúcar que vai para o sangue. 

5. Meu desejo sexual vai voltar com a TRH? 
Sim. E ela combate também os sintomas da menopausa que prejudicam a região genital: mucosa vaginal mais fina, menos elástica e com pouca lubrificação. Mas fique atenta: a perda de libido pode estar ligada a problemas emocionais. 

6. A menstruação volta com o uso de hormônios? 
Em certas mulheres há um sangramento periódico, parecido com menstruação, mas sem ovulação. 

7. Pode haver gravidez no climatério? 
Nesse período a fertilidade cai, e a chance de engravidar é bem menor. Mas não é impossível. Não abandone os métodos anticoncepcionais logo que o climatério chegar! Após um ano de menopausa confirmada, esse risco não existe mais. 

8. A menopausa causa doenças? 
Sim. A osteoporose é um sério problema que surge nessa fase. Ela torna os ossos mais porosos e frágeis, por causa da perda de hormônios femininos. Para combatê-la, tome mais leite e derivados, que contêm cálcio. E coma vegetais verde-escuros. 

9. O que significa menopausa precoce? 
É quando os ovários param de funcionar em mulheres com menos de 40 anos. As causas ainda são desconhecidas, mas essas mulheres devem fazer reposição hormonal. 

10. Com o tempo, as ondas de calor vão acabar? 
Sim. Elas diminuem e, em geral, desaparecem dois anos depois da última menstruação.


 Reduza sintomas da menopausa com os alimentos certos

"O ideal é não esperar até a meia-idade para adotar uma alimentação equilibrada. A partir dos 30 anos, comece a cuidar melhor do cardápio e procure comer alimentos que ajudam no equilíbrio hormonal", diz Karine Daud, nutricionista da Equilibrium Consultoria em Nutrição.


Os níveis de estrogênio e progesterona, os hormônios femininos, diminuem durante a menopausa - o que contribui para as oscilações de humor. Para evitar a depressão, a irritabilidade e a ansiedade, consuma: aveia, pão, massa e cereais integrais; banana e abacate e verduras de folhas verdes; castanha-do-pará; chocolate amargo; erva-cidreira (beba o chá ou acrescente folhas aos pratos feitos com carne e peixe); frango; inhame; lentilha; manjericão (inclua folhas em massas, pizzas e saladas); óleo de nozes e de sementes; e peixes gordos (sardinha, salmão e cavala)

Alimentos ricos em ômega-3, fibras e lignana protegem contra doenças cardíacas, mantêm a saúde do intestino e aliviam as ondas de calor típicas da menopausa. Consuma: arroz integral; aveia; brócolis; couve-flor; linhaça (uma ou duas colheres de sopa em salada, iogurte e cereal); molho de tomate; pão de soja; repolho; e sementes de gergelim e girassol.

O cálcio é importante para as pessoas em qualquer idade, mas torna-se fundamental durante a menopausa, já que nessa fase o risco de osteoporose aumenta bastante. Vitamina D e magnésio também são nutrientes que auxiliam o equilíbrio hormonal. Consuma: amêndoas; folhas de mostarda; leite e derivados (opte pelo desnatado ou semidesnatado); levedura de cerveja; soja; peixes, como salmão e sardinha; queijo de soja (tofu); sorvete (escolha aqueles com menos gordura); e suco de laranja.

Além de diminuir as ondas de calor, estes alimentos ajudam a manter uma boa lubrificação vaginal: avelãs; gema de ovo; nozes (apenas um punhado por dia); óleo de linhaça, de girassol e de milho; e sementes de abóbora e de girassol (duas colheres de sopa por dia, no máximo).


Fonte: www.mdemulher.com.br

Nenhum comentário: