“Nada é. Tudo está.”

13/01/2013

18 alimentos fontes de bom humor e bem-estar





Conheça alguns alimentos que ajudam a melhorar o astral:

Chocolate: além do açúcar, contém tirosina – substância que estimula a produção de serotonina – e minerais importantes como cobre, manganês e magnésio (nutriente que fica em falta no período pré-menstrual). Aumenta a produção de endorfina e dopamina, neurotransmissores responsáveis pelo relaxamento.

Aveia: o cereal contém altas doses de triptofano, responsável pelo aumento de produção de serotonina, além de selênio, que colabora para a produção de energia.

Banana madura: contém duas substâncias que melhoram o humor — os carboidratos, que estimulam a produção de serotonina, e a vitamina B6, que garante mais energia.

Brócolis: rico em ácido fólico, importante para a liberação da serotonina.

Espinafre e folhas verde-escuras: têm efeito antidepressivo por serem ricos em magnésio – que atua na produção de energia, potássio e vitaminas A e C. Fontes ainda de complexo B, que ajuda a manter o sistema nervoso tranquilo.

Frutas oleaginosas (nozes, castanhas, amêndoas e castanha-do-pará): auxiliam na diminuição do estresse por conterem um importante antioxidante, o selênio.

Laranja, maracujá e jabuticaba: por terem altas doses de vitamina C, previnem o cansaço e combatem o estresse. Também colaboraram com as defesas do organismo. A jabuticaba ainda tem a vantagem de conter vitaminas do complexo B.

Leite: produz um efeito relaxante em toda a musculatura, graças ao triptofano, que é precursor da serotonina.

Ovos: contêm substâncias que garantem o bom humor, como a tiamina e niacina (vitaminas do complexo B), além de fazerem bem para a memória.

Peixes e frutos do mar: grandes fontes de minerais importantes para a atividade cerebral, como o selênio. Também ajudam a combater o cansaço e a ansiedade. Os frutos do mar, em especial a ostra, são ricos em zinco — mineral essencial para o bom humor.

Pimenta: a sensação de ardência é provocada pela capsaicina, que estimula o cérebro a produzir mais endorfina, neurotransmissor responsável pela sensação de euforia. A pimenta-de-cheiro, a vermelha e a malagueta são as melhores para o humor. Mas não exagere nas quantidades.

Sementes de abóbora e girassol: ricas em triptofano, além de auxiliarem na manutenção do bom humor, também ajudam a melhorar a qualidade do sono.

Alface: tem poderoso efeito calmante em razão da lactucina, substância presente em maior quantidade nos talos.

fonte: Programa Alimente-se bem/Sesi

Nenhum comentário: