“Nada é. Tudo está.”

23/01/2013

Pele bonita, alimentação Saudável.


Que nutriente está ligado à força e elasticidade da pele?
Resposta: Existem alguns nutrientes chave para o auxílio da elasticidade da pele.
A vitamina C estimula a produção das fibras de colágeno, mantendo a firmeza e elasticidade da pele por mais tempo. Ou seja, auxilia na prevenção das rugas e marcas de expressão, além de ser um excelente cicatrizante e reduzir manchas, por inibir produção de melanina. Onde se encontra? Frutas cítricas como laranja, limão, kiwi, abacaxi, acerola, maracujá e mexerica, também nos vegetais verde-escuros, como brócolis, couve de Bruxelas, espinafre, couve, salsinha e hortelã. 
 A vitamina A atua na reconstrução dos tecidos celulares, ou seja, na renovação da pele, é importante para fluidez e elasticidade da pele. Onde se encontra? No fígado, gema de ovos, brócolis, cenoura, espinafre, melão, abóbora e manga.
O silício: Estudos recentes demonstraram o papel do silício como componente estrutural de diferentes tecidos conjuntivos, tais como: os ossos, a pele a cartilagem, a derme e a aorta. Ele auxilia a formação e manutenção destes tecidos, favorecendo a prevenção do envelhecimento e também a elasticidade da pele.
A vitamina E potencializa a ação das Vitaminas C e A, por isso serve como um auxiliar ao tratamentos da pele.
Que alimentos devemos consumir para evitar o surgimento das rugas?
 Resposta: A vitamina E possui grandes efeitos contra os danos nas células da pele e até efeitos contra o envelhecimento. Onde se encontra? Em sementes em geral, em oleaginosas como amendoim e castanhas, folhas verdes escuras, grãos e no azeite.
Os flavonóides são um excelente fator de auxílio na prevenção de danos a pele pela redução da inflamação. Previnem também o envelhecimento cutâneo e inibem a síntese de melanina, reduzindo o aparecimento de manchas. Onde se encontra? Na maçã, no morango, na uva, no suco de uva, vinho tinto e nas nozes. 
As vitaminas C e A, citadas anteriormente também ajudam a prevenir o surgimento de rugas.
Que alimentos podem prejudicar a pele, agravando as rugas?
Resposta: Alimentos industrializados, ricos em energia, sal, gorduras saturadas e trans e pobres em fibras, vitaminas e minerais. Há que se considerar este padrão alimentar como um provável modelo de dieta pró-oxidante e que contribuirá para o envelhecimento precoce.
O consumo de água pode ajudar a evitar o problema?
Resposta:Com certeza, a água ajuda a eliminar toxinas acumuladas no organismo pelo estresse e hábitos de vida inadequados. Além de ajudar a manter os tecidos, incluindo a pele, hidratados, prevenindo o surgimento de rugas e melhorando a maciez tecidual. Dica: ao acordar tome 1 copo (200ml) de água, para auxiliar a eliminação das toxinas produzidas durante o sono. 

Nenhum comentário: