“Nada é. Tudo está.”

30/01/2013

Alimentação como fator de prevenção à Herpes.


Venho mostrando aqui no blog a um bom tempo a ação e a funcionalidade de diferentes alimentos. Vocês já devem ter percebido que entre meus preferidos estão:
1)      Hortelã,
2)      Gengibre,
3)      Maçã,
4)      Canela,
5)      Peixes e a
6)      Cúrcuma
Acredito que uma alimentação equilibrada e regrada pode elevar a expectativa de vida e melhorar muito a qualidade do seu dia-a-dia.

Em termos de melhora da qualidade do dia-a-dia pode-se mostrar como exemplo o Vírus da Herpes. Quem tem esse vírus sabe como ele prejudica a rotina da pessoa. Em relação aos aspectos emocionais pode gerar uma vontade de reclusão maior por vergonha de seus sintomas e em relação aos aspectos físicos há uma coceira na região onde surgem as eruptações (Aqueles machucadinhos que podem aparecer no lábio, bochechas, coxas e na região genital) e um incomodo constante. 

E como a alimentação entra nessa história?
Em relação a alimentação existem alguns alimentos que inibem o surgimento da Herpes e outros que podem aumentar este crescimento.
Vamos entender um pouquinho melhor quais são estes alimentos e como eles atuam no organismo?

Tratar a Imunidade
Uma forma de se prevenir é com um cardápio rico em Vitamina C, encontrada em frutas como laranja, caju, acerola e goiaba como já citei aqui. Lembrando que este consumo deve ser regular. A vitamina A também auxilia bastante, alimentos como frutas vermelhas são sempre bem vindos.

Olha o aminoácido ai...
Alimentos que contam com o aminoácido lisina também contribuem para evitar a manifestação do vírus, já que produzem enzimas e anticorpos capazes de aumentar nossa imunidade. A substância está presente nos peixes, ovos e carne vermelha Dica da nutri: Coma o ovo no máximo 3 vezes na semana e consuma a carne vermelha com moderação, prefira os cortes com menos gordura, como coxão mole, patinho).

Inflamação controlada
Merecem destaque ainda os alimentos fontes de ômega-3, como salmão, atum e linhaça, que reduzem inflamações corporais.

Regular o intestino
Outro aspecto bem importante é a regulação do intestino. Para que o corpo funcione de forma mais adequada é necessário que mantenhamos o filtro dele sempre limpo, neste caso quem terá essa função de limpeza do intestino são os probióticos, as chamadas “bactérias do bem” e os prébióticos, que servem como combustível para essas bactérias. Os dois atuam na regulação da flora intestinal, reforçando inclusive o sistema imunológico.


Atenção - Evite!! 
Se o aminoácido lisina combate a doença, o mesmo não se pode dizer do aminoácido arginina. Embora a arginina ofereça benefícios ao organismo, nos períodos de maior atividade do vírus do herpes é melhor ir devagar com o consumo dos alimentos ricos nessa substância. Portanto, nessas situações, vale o cuidado com a ingestão de milho, coco, chocolate, amendoim, massas, aveia, nozes e couve, por exemplo. 

Alimentos que devem ser sempre evitados, ou consumidos apenas em ocasiões especiais:
As bebidas alcoólicas, o excesso de açúcar e a cafeína também podem piorar o herpes, deixando as feridas mais visíveis e aumentando o desconforto.


Auxílio sempre é essencial
Aliás, quando o vírus se manifestar, além da atenção ao cardápio, é importante procurar um médico para a recomendação de remédios que vão auxiliar no tratamento.

Fonte:


Nenhum comentário: