“Nada é. Tudo está.”

12/01/2013

EFEITO DO PENSAMENTO SOBRE A SAÚDE E O CORPO


 


O corpo é o servo da mente. Ele obedece as operações da mente, sejam elas deliberadamente escolhidas ou automaticamente manifestadas. Ao comando de pensamentos ilícitos o corpo afunda rapidamente em doenças e decadência; ao comando de pensamentos belos e alegres ele torna-se revestido com juventude e beleza.

Doença e saúde, como as circunstâncias, estão enraizadas no pensamento. Pensamentos doentios irão expressar-se através de um corpo doente. Pensamentos de medo tem sido conhecidos por matar um homem mais rápido do que uma bala, e eles estão continuamente matando milhares de pessoas com certeza, embora menos rapidamente. As pessoas que vivem com medo de doença são as pessoas que ficam doentes. A ansiedade rapidamente desmoraliza o corpo inteiro, e deixa-o aberto para a entrada de doenças; enquanto pensamentos impuros, mesmo que não fisicamente consentidos, irão em breve destruir o sistema nervoso.

Pensamentos fortes, puros e felizes edificam o corpo em vigor e graça. O corpo é um delicado e plástico instrumento, que responde prontamente aos pensamentos com o qual ele é afetado, e hábitos do pensamento produzirão seus próprios efeitos, bons ou maus, sobre ele.

Os homens continuarão a ter sangue impuro e envenenado enquanto eles propagarem pensamentos sujos. De um coração limpo vem uma vida limpa e um corpo limpo. De uma mente poluída procede uma vida suja em um corpo corrupto. O pensamento é a fonte da ação, vida e manifestação; torne a fonte pura, e tudo será puro.

Mudança de dieta não ajudará o homem que não muda seus pensamentos. Quando um homem torna seus pensamentos puros, ele não mais deseja comida impura.

Pensamentos limpos criam hábitos limpos. O suposto santo que não lava seu corpo não é um santo.

Aquele que fortaleceu e purificou seus pensamentos não precisa considerar o micróbio malévolo.

Se você deseja aperfeiçoar seu corpo, guarde a sua mente. Se você deseja renovar seu corpo, embeleze a sua mente. Pensamentos de malícia, inveja, desapontamento, depressão, roubam do corpo sua saúde e graça. Um rosto amargo não surge por acaso; ele é feito de pensamentos amargos. Rugas que desfiguram são desenhadas pela estupidez, cobiça, orgulho.

Eu conheço uma mulher de 96 anos de idade que tem o rosto brilhante e inocente como o de uma menina. Eu conheço um homem abaixo da meia idade cujo rosto é marcado por desarmoniosos contornos. O primeiro é o resultado de uma doce e radiante disposição; o outro é o resultado de luxúria e descontentamento.

Assim como você não pode ter uma habitação agradável e saudável a menos que permita que o ar e o brilho do sol entrem livremente dentro dela, da mesma forma um corpo forte e um semblante iluminado, feliz e sereno só podem resultar da livre entrada de pensamentos de alegria e boa vontade e serenidade.

No rosto dos mais velhos existem rugas feitas pela simpatia, outros por pensamentos fortes e puros, outros são talhados pela luxúria. Quem não pode distingui-los? Para aqueles que viveram retamente, o envelhecimento é calmo, pacífico, e suavemente harmonioso, como o pôr do sol. Eu visitei recentemente um filósofo no seu leito de morte. Ele não era velho exceto em anos. Ele morreu tão docemente e pacificamente como ele tinha vivido.

Não existe médico melhor do que um pensamento alegre para dissipar as doenças do corpo; não existe nenhum confortador que se compare à boa vontade para dispersar as sombras do pesar e do sofrimento. Viver continuamente em pensamentos de má vontade, cinismo, suspeita, e inveja, é como estar confinado ao buraco de uma prisão feita por você mesmo. Mas pensar bem de todos, ser alegre com todos, pacientemente aprender para encontrar o bem em todos - tais pensamentos altruísticos são os próprios portais do céu; e viver dia após dia com pensamentos de paz em relação a cada criatura trará paz abundante para quem assim agir.

(Fonte Parte de texto de: Você é Aquilo que Você Pensa James Allen e Ricardo S. Marques )

Nenhum comentário: