“Nada é. Tudo está.”

17/01/2013

Vitaminas e suas funções


VITAMINAS E MINERAIS SÃO ESSENCIAIS PARA O BOM FUNCIONAMENTO DO NOSSO ORGANISMO

 Vitaminas e suas funções

Vitaminas e minerais são nutrientes necessários ao organismo e devem ser ingeridos diariamente.
Esses nutrientes são encontrados nos alimentos em pequena quantidade, mas indispensáveis para o funcionamento normal do organismo.
As vitaminas são agentes catalizadores das reações químicas que se processam no organismo. Da mesma forma os minerais, que são utilizados pelo organismo em pequenas quantidades participam das reações químicas do corpo e sua falta ou deficiência pode atrapalhar as funções. Apresentamos as principais vitaminas e minerais.
A vitamina A é essencial para a visão humana, mantém a saúde da pele, dos cabelos e das mucosas em geral. É encontrada na cenoura, espinafre, peixe, brócolis e verduras verdes, etc.

Vitaminas e suas funções

A vitamina B1 é essencial para a multiplicação celular, ajuda na eliminação de substâncias inúteis ao organismo, estimula o apetite, favorece o desenvolvimento físico e regula o sistema nervoso. É encontrada no arroz integral, amendoim, aveia, farinha de arroz, feijão, castanha-do-pará, etc.
A vitamina B2 preserva as mucosas, participa do metabolismo das proteínas e dos carboidratos, da formação do hormônio do crescimento, da insulina, tiroxina e crescimento fetal. É encontrada no arroz integral, carne, milho, brócolis, espinafre, etc.
A vitamina B6 age sobre as células nervosas e sobre os tecidos da pele e dos vasos. As fontes são as mesmas das duas anteriores.
A vitamina B12 age como coenzima na síntese dos ácidos nucléicos, proteínas, produção de glóbulos vermelhos. Fontes: cereais integrais, carne, batatas, leite, verduras verdes, etc.
A vitamina C é essencial a produção da cortisona, no metabolismo dos aminoácidos, aumenta a elasticidade arterial, resistência capilar e outras ações. Fontes: legumes, laranja, acerola, limão, abacaxi, espinafre, caju, goiaba, etc.
A vitamina E é responsável pelo fortalecimento do sistema muscular e reprodutor. Previne doenças graves. Fontes: Germe de trigo, abacate, amendoim, banana, etc.
Acrescentamos que muitos minerais como ferro, cobre, cloro, iodo, magnésio, selênio, zinco, chumbo, todos em pequenas proporções são importantes para o organismo. Essa é a razão de num processo de emagrecimento, haver a necessidade de se fazer um cardápio diversificado para contemplar todos os nutrientes.

Fonte: http://maisequilibrio.terra.com.br/vitaminas-e-suas-funcoes-5-1-4-106.html

Nenhum comentário: