“Nada é. Tudo está.”

16/05/2013

AZEITE DE OLIVA



· O Azeite de Oliva é rico em Ômega 9 (chamado bioquimicamente de Ácido Oleico), e este é um dos motivos pelos quais tanto se fala sobre o efeito benéfico deste produto.
· O grande "X" da questão, é que para ter as características medicinais, não basta só ser um azeite de oliva e pior, posso lhe garantir que a maioria dos que você encontra nas gôndolas dos supermercados, não trazer nenhum benefício à sua saúde.

Para que tenha os efeitos medicinais, ele precisa ter 4 características fundamentais: 

1- ser Extra Virgem -> Um azeite de Oliva no Brasil, deve ter no mínimo 30% de azeite puro mesmo, o restante pode ser de óleos diversos (girassol, soja, etc), portanto, este absurdo ocorre e seu guia mais fácil será o preço. E aí eu escrevo à todos vocês amigos, e por trabalhar em tantos locais diferentes, estados diferentes, vou orientar os meus conterrâneos gaúchos, que culturalmente têm grande dificuldade em se conscientizarem que com saúde não se brinca e não se economiza, não tente o barato, porque pode sair caro. 

2- ser Prensado a Frio -> Este é um passo essencial, pois acontece que com calor, além de virar "Trans"*, o ômega 9 se transforma em Ácido Elaídico, que é maléfico à saúde!!! 
3- ser Guardado em Vidro -> Este conhecimento é básico e simpels de você compreender. O metal em contato com o óleo e toda manipulação, agitação pelo transporte, tempo de contato, ação do calor, luz e etc., libera metais pesados e se torna altamente prejudicial à sua saúde. Vivemos atualmente uma época em que estes problemas tão pouco falados pelos médicos, infelizmente por puro desconhecimento, são causadores sim de câncer, alterações hormonais, dificuldades de tratamentos de doenças, e diversas outras patologias na medicina. E já ingerimos diariamente todo tipo de metal pesado nos vegetais, devido ao uso destes na agricultura como protetores aos agrotóxicos, além de absurdamente em cereais tidos como saudáveis, como Sucrilhos, que vem adicionado de ferro como proposta de alimento vitamínico e nutritivo, mas o que poucos sabem é que este ferro é metálico, extremamente tóxico quando ingerido cronicamente! 
3- Vidro deve ser escuro -> Este é um problema bem comum a diversos tipos de alimentos. A luz em contato com o óleo, oxida o mesmo e literalmente estraga suas ligações moleculares, tornando-o um antinutriente.

Enfim, quando o azeite de Oliva tem todas estas propriedades, ele se torna medicinal, altamente benéfico à saúde, e contém inclusive uma substância chamada Oleocantal, um agente antinflamatório, antioxidante e que combate os beta-amilóides cerebrais (substâncias que estão relacionadas a diversas enfermidades e doenças tais como Alzheimer) ; outra substância medicinal encontrada é a Oleoeuropeína, que é extraída principalmente da folha da oliveira e com inúmeras propriedades benéficas à saúde, inclusive sendo usada hoje na área da cosmetologia (daí o porque você tem encontrado principalmente fora do Brasil, cada vez mais produtos cosméticos com o desenho da oliva no rótulo). 


E como posso utilizá-lo?
Agora que você já sabe como escolher o Azeite adequado, outro ponto importante é saber como deve ser ingerido. Azeite de Oliva não deve ser aquecido no fogão, principalmente para frituras! O modo correto de aproveitá-lo é colocando-o sobre seu prato de saladas ou mesmo pratos quentes, mas diretamente no prato, e não na panela. Para frituras, utilize o óleo de côco extra virgem, prensado a frio (também já escrevi um artigo sobre este no blog, procure e leia). Esta é uma forma saudável, por incrível que pareça, de fritar seus alimentos. 

Fonte: Dr. Victor Sorrentino.

Nenhum comentário: