“Nada é. Tudo está.”

21/05/2013

DIETAS.



A obesidade é uma doença endêmica e que há pouco tempo atrás não tinha a atenção devida. Atualmente, sabemos que uma série de condutas terapêuticas juntamente com medidas políticas e de saúde pública foram e continuam sendo criadas, no sentido de buscar encontrar a causa para este aumento drástico e buscar diminuir a incidência e prevalência da obesidade e todas as complicações atreladas ao seu aparecimento.
Obviamente que uma das formas diretas de opção para a prevenção é através das dietas. Mas qual a diferença entre as dietas existentes no “mercado”? Porque apesar de todo esforço que se faz, não conseguimos resolver este problema? Quando se iniciou este problema e de quem é a culpa?
Bom, estas perguntas não são fáceis de serem respondidas, mas através do estudo da história, da cultura e da medicina podemos elucidar estas questões e então compreender de uma forma holística primeiramente com o que estamos lidando, para termos maiores chances de combater este problema e tratá-lo efetivamente.
Existem dados científicos marcantes, então acredito que seja importante usarmos algumas destas informações mais impactantes e buscarmos encontrar os acontecimentos que podem ter possivelmente relação causal com os mesmos.
Quem já não fez ou conhece diversas pessoas próximas que não tenham feito algum tipo de dieta? Conhecemos diversas e a cada ano, parece que surgem novidades milagrosas e que prometem emagrecimento e “o fim dos seus problemas” finalmente! Mas o que percebemos, é que muitas destas realmente funcionam... por um período. Ou seja, a pessoa consegue emagrecer, mas 1 ano depois ou mais, esta mesma pessoa não só voltou a ter o mesmo peso, como a grande maioria está mais obesa ainda. E é fácil de entender, afinal qualquer restrição calórica, seja ela através da não ingestão de proteínas, ou de gorduras, ou de carboidratos, absolutamente todas farão com que diminua a quantidade de calorias diárias e consequentemente ocorrerá a perda de peso. Entretanto, já que praticamente ninguém consegue viver sem um macronutriente específico pro resto da vida, esta pessoa voltará a ingerir o que era sua rotina anteriormente, a ganhará novamente peso, não existe mágica! *macronutrientes são as proteínas, carboidratos e gorduras

Fonte: Blog Dr. Victor Sorrentino.

Nenhum comentário: