“Nada é. Tudo está.”

23/05/2013

Nutrientes importantes para a saúde da mulher


Alguns nutrientes exercem papel fundamental na saúde da mulher, auxiliando no combate aos sintomas da TPM e Menopausa, prevenção e controle da osteoporose, combate a depressão pós-parto, contribuem para a saúde e beleza da pele e fortalecem o sistema imune. Devem ser consumidos diariamente, através de uma alimentação variada, contendo variedades de cereais integrais, hortaliças, frutas, oleaginosas e óleos vegetais. 

Veja quais os nutrientes que fazem a diferença no dia a dia da mulher: 

Magnésio: fundamental para a saúde óssea, auxiliando na prevenção e tratamento da osteoporose. O consumo regular de alimentos fontes de magnésio ajuda no controle do estresse, no alívio de cólicas menstruais e dores de cabeça, sendo indicados para prevenir os sintomas de TPM. 

Principais fontes: vegetais folhosos verde escuros, semente de abóbora, oleaginosas, leguminosas, chocolate amargo (70% cacau). 

Ácido Fólico: vitamina essencial para mulheres em idade fértil, especialmente para gestantes no primeiro trimestre, para evitar possíveis defeitos congênitos no bebê. Para mulheres que amamentam a necessidade diária de ácido fólico também é superior. 

Principais fontes: vegetais folhosos verde escuros, leguminosas, chlorella, spirulina, amêndoas, avelã, levedo de cerveja, cereais integrais, ovos. 

Biotina: importante para a manutenção de pele, cabelos e unhas saudáveis. Gestantes têm necessidade aumentada de biotina para evitar possíveis defeitos congênitos no bebê. 

Principais fontes: levedo de cerveja, gema de ovo, soja, cereais integrais, couve-flor, espinafre. 

Vitamina B12: níveis adequados desta vitamina são fundamentais para a manutenção das células do sistema nervoso, ajudando na prevenção e tratamento de doenças como depressão, depressão pós-parto, Alzheimer e Parkinson. Importante para a prevenção de anemia. 


Principais fontes: carnes (vermelha, aves, peixes), laticínios, ovos, chlorella. 

GLA (Ácido Gama Linolênico): é um ácido graxo essencial que ajuda na manutenção dos órgãos reprodutivos e alivia os sintomas da TPM e menopausa. 

Principais fontes: cápsulas de óleo de borragem e de óleo de prímula. 

Vitamina D: possui papel essencial na manutenção óssea, auxiliando na prevenção e tratamento de osteoporose e osteopenia. Ajuda na melhora da absorção do cálcio, mineral também importante para a saúde óssea. Pode ajudar na prevenção e tratamento do câncer de mama. 

Principais fontes: peixes como salmão, atum, cavala; gema de ovo; queijos; cogumelo funghi.A exposição à luz solar é fundamental para ajudar na produção de vitamina D pelo corpo. 

Cálcio: mineral fundamental para a manutenção óssea, atuando na prevenção e tratamento de osteoporose. 

Principais fontes: vegetais folhosos verde escuros, laticínios, semente de gergelim, sardinha, chia, quinoa. 

Ômega 3: seu consumo é fundamental para gestantes e nutrizes, a fim de garantir o correto desenvolvimento do sistema nervoso e habilidades visuais durante os seis primeiros meses de vida. 

Principais fontes: peixes (atum, sardinha, salmão, arenque, cavala), cápsulas de óleo de peixe, chia. 

Vitamina B6: aumenta os níveis de neurotransmissores, como a dopamina, o que pode ajudar no controle do estresse, depressão, depressão pós-parto, compulsão alimentar, alívio dos sintomas de TPM e menopausa. 

Principais fontes: cereais integrais, grão de bico, banana, levedo de cerveja, ovos. 

Vitamina E: poderoso antioxidante que combate o envelhecimento precoce das células, previne contra o surgimento de rugas, contribuindo para uma pele mais bonita e saudável. 

Principais fontes: óleos vegetais, sementes de girassol, oleaginosas, gérmen de trigo. 

Cobre: nutriente importante para gestantes para proteger contra possíveis defeitos congênitos no bebê. Além disso, mantém a saúde do sistema nervoso e a função imunológica. 

Principais fontes: sementes de gergelim, castanhas, cevada, vegetais folhosos. 

Selênio: mineral com excelente ação antioxidante que ajuda a retardar o envelhecimento, previne contra o surgimento de rugas, melhora a aparência da pele. Possui ação destoxificante, ajudando na eliminação de toxinas. Seu consumo combate o estresse. 

Principal fonte: castanha do Brasil. 

Vitamina C: de ação antioxidante retarda o envelhecimento precoce das células, auxilia na formação de colágeno, proteína que faz parte da estrutura da pele, cabelos e unhas, contribuindo para sua saúde e beleza. 

Principais fontes: goiaba, goji berrie, caju, acerola, laranja, limão, tangerina, brócolis, vegetais folhosos, abacaxi, kiwi, mamão pa´paia, pimentão, tomate. 

Iodo: nutriente fundamental para o funcionamento da glândula tireóide. Sua necessidade aumenta no período da gravidez e lactação. A deficiência de iodo está relacionada com altas taxas de natimortos (nascimento de bebês mortos) e nascimento de crianças com baixo peso, problemas no período gestacional e aumento do risco de abortos e mortalidade materna. 

Principais fontes: peixes e frutos do mar; chlorella; espirulina e outras algas marinhas; sal marinho iodado (deve ser consumido com moderação para evitar o risco de hipertensão arterial). 

Fonte: Bruna Murta – nutricionista da rede Mundo Verde.

Nenhum comentário: