“Nada é. Tudo está.”

15/05/2013

Efeitos do gengibre (Zingiber officinale) em pacientes oncológicos tratados com quimioterapia.


O câncer é um sério problema de saúde pública mundial cujo tratamento inclui cirurgia, radioterapia e quimioterapia. Dentre os principais efeitos dessas modalidades terapêuticas destacam-se náuseas, vômitos, mucosite, estomatite dentre outros. Trabalhos científicos que observaram os efeitos do gengibre (Zingiber officinale) nestes sintomas nos pacientes oncológicos tratados com quimioterapia foram os utilizados.

gengibre01
Na literatura,  a caquexia é comum em pacientes oncológicos e as principais manifestações clínicas são: anorexia, perda ponderal involuntária, diminuição da capacidade funcional, depleção progressiva de massa magra e tecido adiposo.

O tratamento do câncer inclui cirurgia, radioterapia, quimioterapia, dentre outros, que podem causar desconfortos como náuseas, vômitos, mucosite, estomatite, diarreia, e constipação, com impacto significativo sobre o estado nutricional.
Melo et al.42 (. J Nat Med. 2011;65(1):241-246.) ao investigarem o efeito inibitório do óleo essencial de gengibre relataram que muitos constituintes deste óleo são potentes inibidores de citocinas pró-inflamatórias da produção de leucotrienos e prostaglandinas e outros metabólitos. Os resultados demonstraram os efeitos anti-inflamatório do óleo essencial de gengibre em modelos experimentais de inflamação.Um dos principais componentes do gengibre, o [6]-gingerol, inibe a promoção tumoral, indução de ornitina, produção do fator de necrose tumoral (TNF-α), possui atividades antieméticas, anti-inflamatórias e espasmolíticas; promove a secreção gástrica, estimula a salivação, a circulação periférica e aumenta a motilidade gástrica. 
O gengibre é capaz de auxiliar o tratamento de pacientes oncológicos tratados com quimioterapia por meio da redução de náuseas e vômitos, constituindo uma promissora terapia adjuvante do câncer.
Alice Maria Cardoso Barreto, Bruna de Abreu Flores Toscano, Renata Costa Fortes - Com. Ciências Saúde. 2011; 22(3):257-270
Programa de Residência em Nutrição
Clínica, Hospital Regional da Asa Norte,
Secretaria de Estado de Saúde do Distrito
Federal, Brasília – DF, Brasil

Trabalho completo você encontra em http://goo.gl/pf92C

Nenhum comentário: