“Nada é. Tudo está.”

31/10/2010

ESSÊNCIAS do Dr. Bach para Crianças - Parte VII

Grupo do Cuidado Excessivo com os Outros


Chicory – É aquela muito apegada a mãe, que vive grudada no colo, sempre pedindo carinho, que gosta de ficar beijando, chegando a sufocar. Tem muito medo de abandono, podendo ficar doente quando a mãe começa a trabalhar ou quando os pais vão viajar. Chicory ajuda a mãe e o filho no desmame, quando a mãe volta a trabalhar e quando a criança entra na escola. Possessiva, não larga sua chupeta, seus paninhos, seus bichinhos, não empresta seus brinquedos, chegando a guardá-los, egoisticamente, quando aparece outra criança para brincar. Não gosta de dar suas roupa velhas ou brinquedos que não usa mais. Fica com ciúme quando nasce um irmãozinho por ter medo de perder o carinho que antes era todo seu. Não gosta de ser ignorada, adora elogios, e precisa sempre estar chamando a atenção para si.

Vervain – É aquela criança agitada, de vontade forte, entusiasmada, perseverante, leal e honesta. Não gosta de injustiça, e irá defender um colega ofendido ou um animal indefeso. É tida como teimosa porque não descansa enquanto não convence seus pais daquilo que quer. Eufórica nas brincadeiras, falante e comunicativa, incansável, podendo ter dificuldade para conciliar o sono.
Vine – É determinada, líder, podendo ser agressiva e mandona com as crianças a sua volta. É ela que escolhe as brincadeiras e quem vai brincar. Se não consegue seus objetivos, pode ter uma crise nervosa até ser obedecida. Determina o que vai vestir, o que vai comer e aonde quer ir. Não se intimida com nenhuma pessoa, pois se sente a mais poderosa de todas.

Beech – É aquela criança implicante, intolerante, exigente, que reclama de tudo que não saia como ela gostaria, seja nas brincadeiras, na escola ou em casa. Fica irritada com qualquer coisa que, a seu ver, não está sendo feito de um modo correto. Tem dificuldade de admitir seus erros por achar que está sempre certa.

Rock Water – Muito certinha, obediente, disciplinada, sempre limpinha e arrumada. Determinada em fazer tudo certo, exige perfeição nos seus trabalhos escolares, nos esportes e até mesmo nas brincadeiras. Fica muito chateada se não consegue tirar a npta máxima em alguma prova ou quando o seu trabalho não fica excelente. É o filho preferido, que todo o PA gostaria de ter, se isto não lhe causasse uma rigidez mental, tensão, stress e, muitas vezes, dificuldade para dormir, tirando sua saúde e sua felicidade.

Nenhum comentário: