“Nada é. Tudo está.”

11/10/2010

A importância da Linhaça na saúde - Conceição Trucom


PARTE I



A semente da linhaça deve ser classificada como um alimento biogênico (bio = vida + gênico = gerador), um "gerador" de vida, portanto, um agente revitalizante.

De origem vegetal, a semente da linhaça contém no seu lado "oculto" informações nutricionais alquímicas para todos os nossos corpos (físico, emocional, mental e etérico). Mas, como tudo aqui na Terra, nós só conseguimos registrar e assimilar aquilo que estamos prontos para receber e perceber.

Então, com muita sabedoria, a semente da linhaça nos ajuda na desintoxicação de todos estes corpos, para tornar possível, ou melhor, ampliar, a nossa capacidade de assimilação de todo o seu enorme potencial "nutricional" .

Bem, então, para começar, precisamos saber um pouco mais sobre as suas fibras? Porque conhecer sobre as fibras da linhaça, tanto na quantidade quanto na qualidade, vai nos explicar bastante sobre este potencial desintoxicante e laxante que a linhaça tem. 

Afinal, deixar sair nossos venenos e toxinas é fundamental e desintoxicar- se é uma atitude 100% espiritual.

As fibras da Linhaça

Todos os alimentos de origem vegetal contêm variados teores de fibras dietéticas. E aí começam as vantagens do consumo destes alimentos, porque as fibras são um paradoxo: não alimentam, mas são essenciais à saúde.
Existem dois tipos de fibras: as solúveis em água (hidrossolúveis) e as insolúveis em água.
As fibras hidrossolúveis são as pectinas, gomas, mucilagens e algumas hemiceluloses. Elas retardam o esvaziamento gástrico e o tempo de trânsito intestinal e absorvem a glicose e o colesterol, dificultando a sua liberação na corrente sangüínea. 
As fibras insolúveis em água são a celulose, a lignina, a hemicelulose e os amidos resistentes (AR). São pouco fermentáveis, apresentam um efeito esponja no trato gastrointestinal, conferindo maior volume e fluidez ao bolo fecal, reduzindo o tempo do trânsito intestinal. 
A indicação nutricional é o consumo de ambos os tipos de fibras, solúveis e insolúveis, que por mecanismos diferentes e integrados, regulam o tempo de trânsito intestinal, aumentam o volume das evacuações, auxiliam no controle da glicemia, na redução dos triglicerídeos e colesterol sangüíneo e no tratamento da obesidade. 

As fibras alimentares são conhecidas pelos seus efeitos benéficos na prevenção e tratamento de várias doenças. E o Instituto Nacional do Câncer dos EUA recomenda o consumo de 25-30 gramas de fibras/dia.

Mas, fibras provenientes de uma semente como a da linhaça, com sua informação genética de "gerar vida", certamente apresentam um conteúdo valioso de informações no plano oculto, que irá interferir de forma multiplicada em processos de transformação e expansão da consciência.

As fibras dietéticas contidas na semente de linhaça respondem no total por cerca de 28% do seu peso seco. 
A fração de fibras insolúveis é a mais significativa - 17 a 22% - e consiste de amidos resistentes (AR), celulose e ligninas.
Já a fração de fibras solúveis em água - 6 a 11% - é basicamente composta por gomas, mucilagens e pectinas.

Principais propriedades das fibras solúveis da Linhaça:
- Pectinas, Gomas e Mucilagens - Retardam o tempo de esvaziamento gástrico, dificultando picos glicêmicos; Proporcionam substrato fermentável para bactérias do cólon; Reduzem a concentração plasmática de colesterol; Melhoram a tolerância à glicose e; Fixam os ácidos biliares.

Principais propriedades das fibras insolúveis da Linhaça:
- Celulose, Ligninas e AR - Retém água nas fezes, portanto aumentando a fluidez fecal; Aumentam o volume e peso das fezes; Favorecem a peristalse dos intestinos; Reduzem o tempo de trânsito das fezes; Aumentam o número de evacuações; Reduzem a pressão intraluminal e; Em excesso pode aumentar a excreção de zinco, cálcio, magnésio, fósforo e ferro

Nenhum comentário: