“Nada é. Tudo está.”

11/10/2010

Obesidade e Redução de Medidas


rof. Alberto Casonatto
Terapeuta e Acupunturista
Representante da Associação Nacional de Acupuntura e Moxabustão – RS
Tels.: (51) 33228-8475
E-mail: alberto@bioviver.com.br
Não Invasiva
A aplicação de técnicas que combatam a obesidade e proporcionam redução de medidas, quando se refere às Terapias Orientais ou Medicina Chinesa, logo se relaciona com uso de agulhas, ou seja, com a Acupuntura. Ao longo dos anos de prática clínica lidando com o assunto, observamos que muitos pacientes possuem medo de agulhas, e ao ministramos curso pelo país, vimos que grande parte dos profissionais da área de estética não tem habilitação para acupuntura, associado ao fato da acupuntura estar em processo de regulamentação. Desta forma, começamos a desenvolver e aplicar o uso das terapias orientais, sem uso de agulhas e com os mesmos resultados. Sua filosofia e princípios se mantêm, porém o profissional faz uso de recursos e métodos não invasivos. Abre-se dessa forma uma oportunidade a todos os profissionais da área de estética, de trabalharem com esta milenar técnica oriental, que hoje, comprovadamente, mostra-se extremamente eficaz e com resultados surpreendentes.
Assim elaboramos um conjunto de procedimentos fundamentados na Medicina Tradicional Chinesa (MTC), aplicáveis em conjunto para obtermos os resultados desejados, abaixo relacionamos as técnicas:

- Ventosaterapia;
- Auriculoterapia;
- Magnetoterapia;
- Fitoterapia;
- Moxabustão.
Obesidade
A obesidade pela Medicina Chinesa, é associada ao elemento terra. Por esta teoria chamada de Wu Shing ou teoria dos cinco elementos, a Terra é representada pelos sistemas Baço/Pâncreas e Estômago. Sob este prisma a função do baço é a de metabolizar a umidade, caso isso não aconteça ela se transforma em mucosidade. Dentro disso encontramos as síndromes que identificam a obesidade sempre relacionada à dissolução da umidade e mucosidade.
Algumas considerações sobre a obesidade e seus fatores, como a má alimentação, com excesso de doces e gorduras. Fatores genéticos também contribuem, além do fator emocional e do sedentarismo. A respeito do emocional, a terapia oriental, busca o equilíbrio e o bem-estar, desta forma trabalha e leva em consideração esse fator, sendo colocado na prática pela utilização dos pontos, os mesmo pontos da acupuntura, só que não fazendo uso de agulhas, e sim, de imãs ou sementes-pontos, conforme explicaremos mais adiante. Após pesquisas a respeito da obesidade e seus tratamentos, chegamos à conclusão, utilizando a teoria dos biótipos, que existem quatro tipos de obesidade, diante disso serão esquematizados os tratamentos.

São elas:

1. Obesidade Plena: distribuída por todo o corpo;
2. Obesidade Inferior: localizada abaixo do quadril;
3. Obesidade Superior: localizada acima da pelve;
4. Obesidade Estaca: com corpo obeso e membros normais.

Para cada tipo há uma seleção diferenciada dos pontos, todavia o ponto E36 (Zusanli) e o E40 (Fenglong) podem ser sempre utilizados. O ponto E36 promove a atividade metabólica, acelerando a queima de calorias no corpo, já o E40, dissolve a mucosidade interna, responsável pelo acúmulo de gordura, principalmente a gordura visceral, mais resistente à perda. Além de outras funções que beneficia a saúde física e emocional. 
Exemplo da Aplicação dos Pontos com Imãs.
Ventosaterapia na Estética 

Seu uso é indicado para gorduras localizadas, sendo fundamental para as reduções de medidas. O método utilizado é o deslizante com uso de óleo específico. O controle da sucção deslizante deve ser sempre numa mesma direção, isso estimula o sangue, os fluídos e o metabolismo lipídico do local. Na visão oriental, essa aplicação tem finalidade de liberar as energias estagnadas do local, permitindo a circulação de Qi (energia) e Xue (sangue). Como a ventosa age por sucção deve-se respeitar as sensações de dor no local que o paciente possa sentir. Com isso, o controle da sucção será diferente, de acordo com a sensibilidade de cada um. Observa-se, que com a continuidade das aplicações, a sensibilidade vai diminuindo desta forma o profissional deverá aumentar a pressão no local. Normalmente esta técnica está associada a protocolos de acupuntura em estética, todavia sua utilização em nosso procedimento, ocorre por um tempo maior, e, desta forma, os resultados clínicos são evidenciados desde a primeira sessão, não sentindo assim, necessidade das agulhas. Aqui estamos nos referindo ao uso de ventosa manual, totalmente diferente dos tratamentos de vacuoterapia, tanto nos resultados, como na forma de aplicação.
Auriculoterapia
A auriculoterapia é uma técnica terapêutica que trata disfunções e promove analgesia através de estímulos em pontos reflexos na orelha externa ou no pavilhão auricular.
Visa também harmonizar as funções dos Zang/Fu (órgãos e vísceras) e das enfermidades físicas e mentais promovendo um tratamento de saúde, aproveitando o reflexo que a auricular exerce sobre o sistema nervoso central.
A orelha externa é um dos vários microssistemas do corpo humano, assim como as palmas das mãos, as plantas dos pés, o crânio, as regiões laterais da coluna vertebral. Na escola chinesa o pavilhão auricular possui mais de duzentos pontos para tratamento, na escola francesa, possui cerca de trinta pontos.
Ao efetuar a sensibilização desses pontos, o cérebro recebe um impulso que relacionado com a área do corpo, produz o tratamento. Essa técnica é amplamente conhecida e praticada no ocidente, principalmente, na França, estudos de acupuntura auricular ganharam grande impulso e vários pontos novos, bem como, técnicas de tratamento foram desenvolvidas nesta área.
O pavilhão auricular é composto principalmente por um tecido de cartilagem elástica, tecido adiposo e linfático, e é recoberto externamente pela cútis. Na região da hipoderme há uma rede rica de nervos, vasos sanguíneos e linfáticos. O estímulo auricular, leva a uma ação de uma série de reflexos condicionados. Os pontos auriculares integram um circuito com capacidade racional, formando uma teia de ligações dentro do córtex cerebral. Isto explica os reflexos longos hipodiencefálicos e corticoencefálicos que terminam por agir sobre a formação reticulada do sistema nervoso central. Com isso ocorre uma melhora sensível do tônus de sistema nervoso e da reatividade do sistema neurovegetativo. O estímulo nervoso promove uma reação metabólica, ocasionando uma reação no organismo. Através de vasodilatações, aumentando os nutrientes nos vasos sanguíneos, desta forma, aumentando a função dos órgãos. Tem relação analógica com um feto de ponta cabeça.
A escola francesa difere-se da chinesa, em nossas aplicações temos utilizado a Francesa, desenvolvida por Paul Nogier, que determina trinta áreas de aplicação. Abaixo segue o mapa desses pontos.
Magnetoterapia nos pontos na região abdominal. Ou seja, em vez da tradicional aplicação das agulhas, optamos pela colocação dos imãs em polaridade específica para a estética. Os imãs atuaram no ponto de forma similar as agulhas.
Quanto a Moxabustão, aquecimento nos pontos, com um bastão da erva artemísia. Atua diretamente na queima de gordura. Ótimo tratamento para problemas intestinais, com moxa, circulando o umbigo.
Fitoterapia
O uso de fitoterápicos tem sido excelente no combate a obesidade, e, desta forma, utilizamos: Banchá, Ginseng, Clorela, e Agar agar.
Abaixo segue explicação sobre os mesmos.

Banchá: Mistura de partes da planta de chá, facilita a digestão. Contêm vitaminas C e E. Suas propriedades vem sendo reconhecidas pela medicina ocidental, principalmente no tratamento do diabetes e do colesterol.

Ginseng: Jen Shen - “Raiz Homem”: Indicado como tonificador do metabolismo, sendo usado em tratamentos de cansaço, esgotamento físico e mental, perda da energia vital. Seu uso prolongado dá vigor ao corpo e prolonga a vida. Os melhores são a variedade coreana.

Clorela: Alga verde microscópica unicelular, que apresenta uma composição de 65 % de proteínas e um alto teor de triptofano, atua em nível do sistema nervoso central do cérebro em uma área especifica, onde se localiza o centro de saciedade, que nos diz se já comemos o suficiente. É acionado lentamente, enquanto a boca e o estômago trabalham rapidamente. Assim, antes que o cérebro nos diga que já comemos o suficiente, o estômago está acumulando muito mais alimentos do que o necessário. O triptofano da clorela ajuda o cérebro a responder antes, fazendo com que o centro de saciedade cerebral dispare antes mesmo que o estômago tenha tempo de se empanturrar de comida que não será devidamente aproveitada pelo corpo, sendo armazenada na forma de gorduras.

Agar-Agar (Kanten): Obtida pelo cozimento prolongado de certas algas, como a Gelidium cartikagineum e Gracilia confercoides; é encontrada na forma de cápsulas ou em pó, com a qual pode-se preparar uma espécie de gelatina. É rica em vitaminas, além de vários oligoelementos importantes. Um de seus principais usos é como auxiliar nos tratamentos de obesidade, por induzir a sensação de saciedade, além de apresentar um baixo teor calórico. (A indicação de fitoterápicos deve ser prescrita por profissional habilitado).
Casos Clínicos
Referência para Medidas: 
1. Quatro dedos acima do umbigo;
2. Linha do umbigo;
3. Quatro dedos abaixo do umbigo.

1Paciente G.R, sexo feminino, idade 38 anos, 1,70 de altura. Peso 76 kg.
Medidas iniciais: 1. (86 cm) 2. (89 cm) 3. (99 cm).
Após um mês com duas aplicações semanais, seguido de caminhadas diárias.
Peso: 70 kg, as medidas 1. 78 cm, 2. 80 e 3. 89 cm.

2. Paciente R.D. sexo feminino, idade 30 anos, 1,60 de altura. Peso 72 kg.
Medidas iniciais: 1. ( 78 cm) 2. (89 cm) 3. (98 cm)
Após cinco meses com duas aplicações semanais, seguido de exercícios físicos, três vezes por semana.
Peso: 57 kg, as medidas 1. (71 cm) 2. (74 cm) 3. (85 cm).

Ambas as pacientes tiveram durante o tratamento uma mudança comportamental, pois houve um equilíbrio emocional e sensação de bem-estar. Para a cultura e medicina oriental a beleza nasce de um estado interior. Os cuidados com o corpo tem levado cada vez mais pessoas a procurarem profissionais que sejam capazes de cuidar de sua saúde como um todo, tanto interna, quanto externamente.

Nenhum comentário: