“Nada é. Tudo está.”

31/10/2010

ESSÊNCIAS do Dr. Bach para Crianças - Parte VI

Grupo do Desalento e Desespero


Larch – É aquela que, na classe, mesmo achando que sabe a resposta, não fala, deixando para os colegas para não correr o risco de errar. Evita os esportes, principalmente os de competição, por não se achar capaz de vencer. Foge de falar em público ou participar de alguma demonstração ou teatro. Não se aventura a fazer nada sozinho, necessitando sempre do Pai, da Mãe ou de um irmão a sua frente para ajudá-la.

Pine – É aquela que está sempre pedindo desculpas. Fica muito preocupada quando acha que causou algum problema. Pode se sentir desesperadamente culpada, mesmo quando a culpa não foi sua. Se for colocada como bode expiatório de uma situação, não se queixa dos castigos que possam surgir, apesar de não ser culpada.

Elm – É aquela criança responsável, confiante, que por pressão familiar, excesso de tarefas escolares ou de atividades esportivas, sente-se momentaneamente incompetente, incapaz de dar conta de tal situação, podendo chegar ao desespero.

Sweet Chestnut – É aquela que entra em desespero e angustia profunda quando passa por uma dor muito grande como na perda de seu animalzinho de estimação, de um amigo ou pessoa que muito ama.  Sente-se completamente sozinha, desamparada e desprotegida, não vendo saída para a situação. Sweet Chestnut vai acalmá-la, confortá-la e mostrar que nem tudo está perdido.

Star of Bethlehem – A criança é um ser especial que passa por traumas e choques desde o seu nascimento. O bebê passa por momentos intensamente traumáticos ao nascer. Durante sua infância pode ter quedas, acidentes, sustos, perdas que a deixam em estado de choque. Star of Bethlehem será a “estrela-guia” da criança, limpando o trauma de seu caminho.

Willow – É aquela criança manhosa, chorona, que se acha injustiçada quando lhe pedem para fazer algo, que fica ressentida ao levar uma bronca dos pais ou ao ser proibida de sair para brincar.  Em uma briga com outras crianças, coloca-se sempre como vítima, nunca se achando culpada. Costuma acordar de mau humor e chora por qualquer coisa.

Oak – É aquela que faz sozinha todas as tarefas que deveriam ser divididas, como guardar os brinquedos, arrumar o quarto, por ter muito senso de dever e obrigação. Nos trabalhos escolares abraça para si até a parte das outras crianças, com a preocupação de ajudá-las. Quando ficam doentes não reclamam, o que torna difícil perceber a gravidade da doença.

Crab Apple – É aquela que não suporta ficar com a roupa suja, molhada ou amassada, querendo logo se trocar. É detalhista, ordeira, meticulosa e não gosta de ficar em lugares sujos. Gosta do seu quarto e dos seus brinquedos sempre limpos e em ordem. Quando adolescente, as espinhas lhe causam nojo e vergonha, não se acha bonito e coloca defeito em todas as partes do seu corpo.

Nenhum comentário: