“Nada é. Tudo está.”

11/10/2010

Pedras Quentes no Combate a Depressão





Prof. Alberto Casonatto 
Terapeuta e Acupunturista
Representante da Associação Nacional de Acupuntura e Moxabustão – RS

Tels.: (51) 3228-8475
E-mail: alberto@bioviver.com.br
Resumo
A técnica de massagem com uso de pedras quentes, na linha tibetana, por ter como base e fundamento princípios da Medicina Tradicional Chinesa, oferecem um gama de possibilidades em relação aos mais diversos problemas de saúde. Neste artigo, iremos apresentar a sua eficácia e forma de aplicação em casos relacionados à emoção, mais precisamente a Depressão. Desde o nascimento, vivemos de acordo com o modo de nos relacionarmos com o mundo e a realidade a “nossa volta”, hoje, a “nossa volta” deixou de ser apenas o ambiente familiar, o bairro, ou cidade, mas transformou-se em algo global, ou seja, os impactos e circunstâncias ocorridos em determinado local do mundo, de alguma forma acabam afetando a todos. Desta forma, as síndromes e desequilíbrios emocionais apresentam-se, dentro da sociedade atual, em crescente ascensão, como uma epidemia, tantos paradigmas e ditaduras acabam sendo impostos, assim a ditadura da beleza, do dinheiro, da violência, do estresse, causam cada vez mais frustração, preocupação, medo, raiva e tristeza. Na Milenar Medicina Chinesa, as emoções têm relação com a teoria dos cinco elementos conforme veremos.
Emoções e os Cinco Elementos
A teoria dos 5 elementos baseia-se na evolução dos fenômenos naturais, e como os aspectos da natureza, geram e dominam uns aos outros. Por esta razão, podemos aplicar e relacionar fatores emocionais, com órgãos e pontos específicos. Essa teoria é um dos fundamentos básicos da aplicação da Medicina Chinesa. O quadro abaixo apresenta a relação entre os cinco elementos (wu shing) com os órgãos e as emoções.

O esquema abaixo corresponde à aplicação dos cinco elementos, com os fatores de geração e dominação. Através deste esquema direcionamos a aplicação e escolha dos pontos e meridianos. 



5 Tipos de Depressão na Medicina Chinesa
Sobre a depressão a visão da terapia chinesa, nos apresenta cinco formas baseadas na teoria dos 5 Elementos, assim teremos a Depressão água, a Depressão terra, e assim por diante. Água - Esse tipo de depressão apresenta as seguintes características: Medos e fobias; Apatia; Falta de iniciativa; Falta de confiança em resolver situações; Podem ser pacientes que enfrentam problemas gênito- urinários. Terra - O paciente sente-se oprimido e pensa demais; Os sentimentos depressivos são acompanhados por confusão e preocupação excessiva; Os pacientes nesse estado, podem tornar-se antipáticos, preocupados demais com os problemas alheios e com grande dificuldade de refletir sobre os seus próprios problemas e necessidades; Podem ser indivíduos que se mostram independentes, mas que no fundo, são extremamente carentes. Fogo - Paciente acometido de depressão do tipo fogo é caracterizado pela falta de alegria e entusiamo; pouco interesse; falta de inspiração e capacidade de julgamento equilíbrado; Em casos muito extremos esse tipo de depressão pode gerar comportamentos maníaco depressivos. Metal - Esse tipo de depressão geralmente é decorrente de perdas: A morte de um parente querido; a perda de uma propriedade estimada são exemplos corriqueiros de situações em problemas de aceitar o inevitável ocorrido e, é aí que inicia a desarmonia no elemento metal, a ascensão maléfica da tristeza, geradora da melancolia e angustia. Madeira - A depressão Madeira é causada pela estagnação do Qi no Fígado, gerando frustração; Sensação de opressão; falta de movimento e irritabilidade; A depressão Madeira geralmente é provocada pelo excesso de tensão e pressão; Ela fica evidente em situações de estresse prolongado e também no fracasso; São pacientes que trabalham duro, são ambiciosos e que, subitamente, perdem a motivação e a direção, por terem sido por algum motivo (geralmente o fracasso) forçados a abandonar uma ação (projeto, meta) muito desejada e, assim, perdem o sentido de viver; Os pacientes podem apresentar quadros de perda de propósito de vida, falta de visão e perspectiva de futuro.
Combinação de Elementos
Muitos casos apresentam combinação de elementos, ou seja, apresentam sintomas de mais de um elemento. Para exemplificar apresentamos a aplicação da técnica com uma paciente que apresentava sintomas depressivos. Para isto, usamos como regra a Teoria dos Cinco elementos para aplicação da técnica das pedras quentes.



É uma técnica de massagem, na qual se utilizam pedras aquecidas, têm como base as massagens orientais, como o Tuiná, Shiatsu, entre outras, e fundamenta-se na teoria das técnicas orientais de tratamento
Caso 1. Sexo feminino, 18 anos. Sintomas: tristeza ligada à perda, dificuldade de expor seus sentimentos, sensação de opressão no pescoço e caixa torácica, medos e fobias. Para este indivíduo observamos ligação com os elementos Metal e Água. Para isso utilizamos e colocamos as pedras na seguinte forma, conforme figura abaixo. Representado pelos seguintes pontos: Além desses pontos utilizamos os pontos conhecidos como Shu dorsais, que ficam na região da coluna. Mais precisamente ligados com os elementos água e metal. Área do Ponto do pulmão (Feishu) e área de ponto do rim (Shenshu). Conforme Figuras abaixo.

Além da colocação, realizamos movimentos da Massagem das Pedras Quentes linha tibetana, sempre seguindo a teoria dos meridianos.
Caso 2. Sexo Feminino 32 anos. Sintomas: medos, fobias, conseguindo expressar o que sente, tendo consciência do problema, insegurança, falta de iniciativa. Excesso de preocupação, excesso de pensar. Com incontinência urinária e diarréia. Assim, caracterizando os Elementos Terra e Água. Pontos utilizados, todos os pontos da aplicação anterior, além do VC12 (autua no sistema digestório e também na forma em que absorvemos os impactos emocionais) e VC 17 (acalmas as emoções, sendo utilizado nos casos em que a pessoa enfrenta o problema de “peito aberto”). Em relação aos pontos shu dorsais, foram aplicados os pontos do estômago (Weishu) Baço (Pishu) e Rim (Shenshu). Além da colocação das pedras, foram desenvolvidos movimentos. Concluímos, que a Terapia das Pedras Quentes, quando associada à Medicina Chinesa, produz efeitos, além do relaxamento e bem estar, propiciando os efeitos em síndromes e disfunções, assemelhando-se assim, as técnicas como acupuntura e moxabustão.



Nenhum comentário: