“Nada é. Tudo está.”

06/08/2011

5 mitos sobre gripe e resfriado

Conheça 5 mitos que a "sabedoria popular" costuma espalhar sobre gripe e resfriado e proteja-se de ambos os problemas



A sabedoria popular não é tão sabida assim
Foto: Dreamstime
Publicado em 05/08/2011
A sabedoria popular não é tão sabida. Muitos dos cuidados corriqueiros para evitar gripes e resfriados não têm respaldo científico

1. Resfriados são gripes mais fracas?

MITO - Causados por mais de 200 tipos de vírus, sendo o rinovírus o mais comum, resfriados têm um caráter sobretudo inflamatório, manifestados por dores de garganta e coriza. A gripe é causada pelo vírus influenza, que penetra no organismo principalmente pelas mucosas e causa febre alta, dores no corpo, indisposição e obstrução nasal. Em ambos os casos o ciclo da doença não ultrapassa dez dias.

2. É arriscado tomar friagem, andar descalço ou sair com o cabelo molhado?

MITO - O que causa gripe e resfriado é o vírus - não o frio. O aumento dos casos no inverno deve-se à maior aglomeração de pessoas em ambientes fechados, o que faz com que o vírus se espalhe com mais facilidade. Quem gosta de ver para crer vai ficar surpreso com algumas pesquisas conduzidas pela Universidade de Virgínia, nos EUA. Para tentar descobrir a influência do frio em resfriados, dois grupos de voluntários foram inoculados com vírus que causam o mal. Metade permaneceu mais de uma hora dentro de uma geladeira e mais um bom tempo fora, mas só de cueca. A outra metade foi mantida confortavelmente aquecida. Nos dois grupos, praticamente todos ficaram doentes.

3. Suplementos de vitamina C fortalecem o sistema imunológico?

MITO - De fato, o poder antioxidante da vitamina C evita que os radicais livres ataquem as células de defesa. Mas o organismo só consegue absorver 100 miligramas da vitamina por dia, e essa quantidade é facilmente obtida pelos alimentos.

4. Antibióticos são o melhor remédio para uma gripe brava?

MITO - Eles agem contra bactérias e não funcionam para gripes e resfriados, causados por vírus.

5. Tomar sorvete em dias frios aumenta a suscetibilidade a resfriados?

MITO - Quando tomamos algo gelado, há uma pequena diminuição da imunidade na região da boca e garganta, mas a sensação é passageira e está muito longe de dizer que haverá uma infecção após se deliciar com um picolé. "Não existe comprovação científica para essa relação", acredita o médico Arnaldo Lichtenstein. "Na Europa, toma-se sorvete em todas as estações do ano sem problemas."

Nenhum comentário: