“Nada é. Tudo está.”

20/08/2011

A Importância da Respiração


Respirar é sinônimo de vida e isso questiona-nos quanto à importância da qualidade da nossa respiração. A contração e relaxamento do diafragma é o que permite a nossa respiração e o funcionamento dos pulmões. Estes que trabalham em sintonia com o coração, que é o grande motor da circulação de todo o corpo.
O diafragma reveste o fundo da caixa torácica, inserindo-se nas costelas e nas vértebras da coluna dorsal baixa e lombar alta, separando a parte superior (coração e pulmões) e inferior (estômago, intestinos, ….) do tronco, e pelo seu meio passam três canais importantes: o esôfago, a aorta e a veia cava inferior. Por este facto tensões do músculo do diafragma poderão levar as problemas cardio-respiratórios, circulatórios, do estômago e de ansiedade associados às alterações cardio-respiratórias.
Para prevenir o aparecimento e agravamento destes problemas, é necessário que cada um de nós saiba usar corretamente o seu diafragma e aprenda a respirar com qualidade.
Percebendo a importância da respiração, baseando-se numa explicação mais o menos científica, vários são os métodos ocidentais ou orientais que estimulam o controlo respiratório, desde o Pilates, a RPG, o Ioga, o Reiki, o Tai Chi….
Aprenda a respirar, porque saber respirar é saber viver.
Joseph Pilates “Acima de tudo, aprendam a respirar corretamente” 

Nenhum comentário: