“Nada é. Tudo está.”

06/08/2011

Saiba quais as principais lesões causadas por exercícios físicos


Malhar feito louca para ficar sarada no verão pode causar danos ao seu corpo e ainda acabar com a sua alegria

Publicado em 07/02/2011
Danilo Rodrigues

Mulher correndo
Quem faz exercícios sem descanso corre o risco de ganhar lesões
Foto: Getty Images
Elas são chamadas de atletas de verão: ignoram a academia durante o ano todo e, na última hora, "puxam ferro" como desesperadas só para exibir um corpinho bonito. Porém quem faz exercícios sem descanso - ou em grande intensidade - corre o risco de ganhar lesões ou problemas bem mais sérios. "Mais de 50% dos atendimentos em consultório são consequência de atividades físicas malfeitas ou em excesso", avisa Moisés Cohen, professor de ortopedia da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). Para garantir a boa saúde, listamos aqui os perrengues mais comuns causados pela malhação exagerada.

Contratura muscular

É quando o músculo fica mais curto e enrijecido, o que causa dor e restrição dos movimentos. Os músculos na parte superior das costas são os mais afetados - dá aquele torcicolo, sabe? Para prevenir: alongamento antes e depois da malhação.

Tendinite

Geralmente a culpada é a dupla "movimentos repetitivos incorretos e excesso de pesinhos", muito comum nos treinos de musculação. A tendinite é uma inflamação que ocorre com maior frequência nos tendões dos ombros, cotovelos, pulsos ou joelhos.

Distensão muscular

É quando as fibras musculares se rompem por não aguentar muito peso ou devido a um alongamento exagerado. Por isso, é importantíssimo seguir sempre a carga recomendada pelo professor, ou pelo personal trainer, e não exagerar na intensidade dos movimentos.

Problemas de coluna

Má postura e excesso de peso juntos viram uma combinação explosiva que pode ocasionar ou agravar problemas como hérnia de disco - deslocamento do anel fibroso que envolve as vértebras da coluna - ou desvios como lordose e escoliose.

Lesões na rótula

O problema mais comum nessa área se chama "joelho de corredor": pessoas que pisam errado (têm pé chato, por exemplo) ficam com a postura desalinhada, o que pode fazer com que os ossos da perna se choquem provocando desgaste da rótula. Se começar a ter uma dorzinha, procure um médico bem rapidinho.
 

Nenhum comentário: