“Nada é. Tudo está.”

28/08/2011

ENERGIAS CURATIVAS DA MÚSICA

[musica1.jpg]

Música induz ao relaxamento, promove a cura, melhora o funcionamento mental e cria um sentimento geral de bem-estar.
A cura e os efeitos calmantes da música têm sido observados desde a Antiguidade. "A música tem a capacidade de tocar o mais íntimo da alma", afirmou Platão, o filósofo grego. Pitágoras, também de ascendência grega, era extremamente interessado sobre os efeitos da música sobre a psique humana, e ainda estabeleceu uma escola em seu esforço para estudar a influência das paixões sobre música e comportamento humano.
Na verdade, cada noite, mesmo quando seus alunos dormiam, Pitágoras, fielmente executava as composições musicais que ele sabia que tinha um efeito curativo sobre o subconsciente. Não só os alunos relatam uma noite de sono tranqüila, mas alguns também alegam ter sonhos e visões proféticas.
A crença generalizada na China antiga, também atribuída energias de cura para a música. Os chineses acreditam que toda a primavera notas musicais a partir do coração, e, portanto, cada nota no mundo exterior do som corresponde a um sentimento interior. Mestre Zen, Su Ma T'sien, que remonta ao século um AC, estava convencido de que a música teve um impacto direto sobre o comportamento humano.
Ele afirmou que as notas harmoniosas tiveram um efeito benéfico sobre o com portamento humano, enquanto notas discordantes tiveram um efeito deletério.
Outro famoso estudo indica que ouvir música clássica por períodos prolongados leva a uma maior sensibilidade e criatividade. Este é o chamado Efeito Mozart, um termo cunhado para um alegado aumento no desenvolvimento cerebral em crianças que foram expostas à música de Wolfgang Amadeus Mozart. O estudo afirma que determinados sons, tons, ritmos e especialmente a música de Mozart, podem fortalecer a mente, libertar o espírito criativo e até mesmo curar o corpo humano. Don Campbell, em seu aclamado livro, o efeito Mozart oferece relatos dramáticos de como os médicos, xamãs, músicos e profissionais de saúde usam a música para lidar com condições como ansiedade, câncer e hipertensão. O diretor de uma unidade coronária de Baltimore relatou que meia hora de música clássica produz o mesmo efeito de 10mg de Valium [um tranquilizante utilizado para aliviar a ansiedade e relaxar os músculos].
Música para curar
Para o compositor e terapeuta do som Shawna Carol, cantar é semelhante à medicina natural. Ele desenvolveu um processo que ele chama de 'Spirit Songs', que ajuda as pessoas a liberarem seus bloqueios emocionais e criativos.
A razão científica por trás de tudo isso é muito simples. O som como a eletricidade e a luz, são umas formas convencionais de energia eletromagnética. Hoje, temos uma compreensão mais clara de como as frequências de vibração podem afetar-nos em um nível celular.
O som tem a capacidade de reorganizar a estrutura molecular. Tudo no universo está em um estado de vibração, incluindo as células do nosso corpo. Quando essas células vibram harmoniosamente nós temos a saúde como experiência. Tranqüilizante a música pode alterar os padrões das ondas cerebrais e induzir a um relaxado estado de calma na pessoa que houve, e tem ao mesmo tempo um efeito benéfico sobre a saúde.
Não admira que os egípcios se refiram à música como a "física da alma".
Música e emoções
No nível emocional, a música age como um facilitador em alterar nossos humores. A música afeta o sistema límbico, que parte do nosso cérebro que é a sede da emoção. Por isso acalma as emoções quando se ouve música suave e provoca um estado de bem-estar mental. Música, na energia em si é neutra. Nós é que somos responsáveis por seu efeito final. Precisamos usar a energia da música com consciência.
Sons altos, agressivos e discordantes conduzirão a estados violentos e estressantes, enquanto que suave, a música acalma e vai gerar uma paz contagiante. Helene Caya afirma em seu livro inovador do som “Springs Light”, quanto mais suave a música, mais amor ela transmite."
Um dos efeitos mais bonitos da música é a erradicação da ansiedade. Medo e ansiedade são as causas de vários distúrbios psicossomáticos. Sons perturbadores podem gerar uma sugestão de medo. Por outro lado, ao ouvir sons suaves e harmoniosos gera-se uma sensação de paz e bem-estar imediato no ouvinte. Assim, a música pode ser utilizada como uma ferramenta terapêutica eficaz para acabar com a ansiedade e manter a mente sob controle.
Música e o espírito
Em todas as tradições espirituais de todo o mundo, a música desempenha um papel fundamental na ligação do indivíduo à sua origem divina. O Senhor Krishna é conhecido por roubar o coração das gopis por sua flauta melodiosa. A Bíblia afirma:
"Procura um homem que é hábil em tocar a harpa e, quando o espírito maligno vier sobre ti, ele vai tocar a harpa e ficarás bem" [I Samuel 16:14-16]. E da tradição Sufi, afirma Al Ghazali, "O propósito da música, considerada em relação a Deus, é para despertar o desejo por Ele, e amor apaixonado por Ele".
A absorção intensa de parte de uma melodia com alma pode levar a um sentimento de expansão ou a exaltação do espírito. A alma sente-se intimamente conectada com o Divino.
Isto leva ao êxtase e um sentimento de admiração feliz no ouvinte. A paz de espírito desce sobre ele. 

Nenhum comentário: