“Nada é. Tudo está.”

24/08/2011

Massagem – Uma Terapia de Resultado




Estimula o corpo, acalma a alma. Esses são os resultados da massagem, que tem se mostrado eficaz em várias áreas, desde melhorias na saúde, como em problemas de coluna, até na área estética. Neste setor, a massagem tem ampliado bastante sua atuação, com métodos que ajudam a reduzir a celulite, eliminam gorduras localizadas, ajudam a enrijecer.
A celulite atinge cerca de 90% das mulheres brasileiras, magras ou gordas. A massagem ajuda a desmanchar os nódulos de gordura localizada que formam a celulite.
A aplicação mais conhecida da massagem é no tratamento de dores de coluna. Com esta finalidade, um método ainda não muito difundido no Brasil, mas que vem conquistando diversos apreciadores, é a quiropraxia (em grego, quiro é mão, e praxia é prática), que tem a proposta de tirar as dores com as mãos.
A quiropraxia busca aliviar a dor e reequilibrar o organismo. Sua aplicação é indicada principalmente para problemas nas articulações, nos músculos e nas costas. E bastante recomendada para problemas na coluna vertebral, como lombalgia, ciática ou hérnia de disco.
O quiropraxista tem um conhecimento avançado da fisiologia do organismo para diagnosticar o mal que aflige o paciente. O profissional faz a avaliação e, se for o caso, encaminha a pessoa para um médico.
Esse trabalho de ativar a energia pode ser feito em várias partes do corpo, com todas as pessoas, mesmo que sejam bebês.
Um exemplo disso é a Shantala, massagem feita pela própria mãe no bebê para energizá-lo e transmitir carinho, amor e segurança. Para a técnica é preciso deixar o ambiente tranqüilo, preferencial- mente com meia-luz e uma música instrumental de fundo.
Sentada no chão, a mãe coloca a criança nua sobre as pernas, passa um óleo nas mãos e começa pelos pés, subindo pelas pernas, mãos, até chegar ao tronco.
Depois vem o rosto, passando as mãos suavemente pela face, queixo e testa.
No final, se o bebê não adormecer, é bom dar-lhe um banho, para ele acabar de relaxar e dormir.
Massagens na coluna, no pescoço, no corpo todo. Massagem até na sola do pé. Esta técnica, chamada de reflexologia, considera que os pés têm várias zonas de reflexo, pontos nervosos que se relacionam com os órgãos internos.
Assim, cada ponto massageado ativa os respectivos órgãos, e uma massagem completa na sola do pé fortalece o organismo. Se há uma situação específica de um órgão afetado, pode-se concentrar a massagem no ponto referente para promover sua melhora.
Durante a massagem a pessoa deve avisar se sentir algum ponto dolorido, para que o profissional possa identificar a origem. Para melhorar os resultados, o paciente pode ativar os pontos pisando descalço, na areia da praia logo pela manhã ou em pedrinhas usadas em aquário, depois de deixá-las passar a noite ao ar livre.
Mais do que uma simples massagem, a automassagem, também conhecida por do-in, é uma forma de se conhecer melhor. A técnica consiste em massagear determinados pontos, nos braços, mãos, pernas, membros superiores e inferiores, cada um deles relacionado a um tipo de doença ou dificuldade do organismo.
Você pode começar com um creme hidratante ou óleo para massagem. Inicie pelos pés, tornozelos, suba pelas pernas, sempre de baixo para cima, e com movimentos circulares. Deixe as mãos bem umedecidas para que deslizem facilmente.
O momento após o banho ou antes de dormir é bastante indicado para a auto-massagem. É bom escolher uma hora tranqüila, num local onde não será incomodado, para poder massagear cada ponto por três minutos, pelo menos.


Alguns pontos indicados:
Pulso — melhora a circulação.
Meio dos seios — contra ansiedade.
Lado de dentro dos pés — melhora tensão na coluna.
Ponta dos dedos da mão — acalma.
Cabeça, couro cabeludo, da testa para a nuca — contra estresse.
Orelhas — acalma.


Nem só com as mãos são feitas as massagens. Há uma técnica que usa pedras aquecidas, que ajudam a relaxar a musculatura e a energizar o organismo.
Se quiser experimentar, escolha pedras escuras e bem lisas. Mergulhe-as em água quente. Quando estiverem aquecidas, mas não quentes demais, para não queimar a pele, deite de bruços. A massoterapeuta vai espalhar óleo nas suas costas e colocar 5 pedras ao longo de cada lado da coluna, fazendo movimentos circulares com cada uma.

Nenhum comentário: