“Nada é. Tudo está.”

07/04/2015

7 sinais de que você tem traumas de relacionamentos


1.Você desconfia de qualquer palavra romântica
Quem transforma em lei as experiências negativas tende a acreditar que pode cair na mesma armadilha novamente e, por isso, a dificuldade em confiar em alguém torna-se inevitável. Ao sair para um encontro amoroso, qualquer elogio é interpretado com desconfiança, como se o pretendente estivesse cheio de más intenções. Se após alguns encontros rolar algum comentário romântico, a certeza de estar sendo enganada pode colocar tudo por água abaixo.

2. Espera pelos mesmos finais infelizes do passado
Os traumas de relacionamentos funcionam como uma espécie de bola de cristal equivocada. Quando se apaixona por alguém e tudo parece estar indo bem, uma voz interior surge para contar que a história irá acabar mal e que você está condenada a sofrer novamente.
O medo, a insegurança e a ideia de repetir alguma experiência passada desagradável pode fazer com que a pessoa desista de se envolver ou fique sempre desconfiada, sem acreditar que possa estar acontecendo algo verdadeiro desta vez.

3. Pensa dez vezes antes de aceitar um pedido de namoro
“E se ele me trair?”
“E se eu me apegar e depois descobrir que foi tudo mentira?”
“E se ele só quiser namorar para se divertir e terminar em um mês?”.
Ao receber um pedido de namoro de uma pessoa que gosta, o trauma faz com que inúmeras dúvidas desagradáveis surjam em mente. O pensamento negativo é tão forte que pode pesar muito na hora da decisão, por mais que a pessoa esteja apaixonada.

4. Acredita que a frase “os homens são todos iguais” é uma lei
Uma mulher que foi terrivelmente enganada uma vez pode acreditar facilmente que todos os homens agem e pensam da mesma forma com relação ao sexo feminino. Uma pessoa que foi enganada por homem galinha, por exemplo, poderá pensar que todos os homens só querem diversão e, quando querem compromisso, algo deve estar errado.
Porém, quando isto acontece, fica muito difícil enxergar a singularidade de cada um e, os homens honestos acabam sofrendo as consequências deixadas pelos cafajestes.

5. Sempre desencana porque acha que não vai dar em nada
Viver com base nos traumas pode causar grandes prejuízos e fazer com que ótimas oportunidades sejam perdidas. Quem sofreu muito com experiências negativas em relacionamentos amorosos também tem a autoestima prejudicada e, por isso, mesmo que as coisas estejam dando certo, a tendência é pensar que “não vai dar em nada”.
Para não se envolver demais e não se machucar, a mulher finge menos interesse do que realmente tem, recusa convites e pode acabar com o início de uma relação que poderia ser a ideal.

6. Compara o ex com o atual quase que constantemente
Para quem está namorando, o trauma se mostra muito claro em algumas atitudes. Tudo é motivo de comparação, principalmente as coisas negativas. Se o atual demonstrar algum comportamento semelhante ao ex, acreditar que a história vai se repetir poderá ser inevitável. Por isso, é possível que haja brigas que não existiriam se não houvesse a perturbação pelas marcas que ficaram da relação passada. No pior dos casos, o relacionamento pode chegar a um ponto de falta de compreensão dos dois lados e, consequentemente, o namoro pode acabar de forma trágica, como foi o último relacionamento.

7. Sempre reforça pensamentos negativos sobre homens
Outra característica típica de quem possui traumas é a formação de um escudo pessoal para evitar que sofra novamente. Este “escudo” já elimina imediatamente qualquer chance de viver um romance, pois faz com que a pessoa repita para si mesmo que não é possível ser feliz com alguém e que a melhor opção é não se apegar.
Cada vez que um sentimento começa a nascer, esses pensamentos reforçados tentam expulsar imediatamente as novas sensações antes que se torne algo dominante.

Nenhum comentário: