“Nada é. Tudo está.”

03/09/2011

Arrependimento prejudica o bem-estar


O arrependimento não mata, mas pode arrasar com o bem-estar mental e até trazer consequências físicas. Descubra como amenizar esses males


Encontre já a solução de seu arrependimento
Foto: Dreamstime
Pode até soar como mau gosto, mas a melhor maneira de se consolar diante de um erro do passado é compará-lo com fracassos alheios. A constatação um tanto insólita é de pesquisadores da Universidade de Concórdia, no Canadá, que analisaram questionários aplicados a 104 indivíduos sobre decisões que julgaram equivocadas ao longo de sua vida.
"Notamos que a melhor maneira de minimizar o impacto negativo de certas escolhas é estabelecer comparações com pessoas que sofreram consequências mais desagradáveis ainda em situações semelhantes, em vez de focar a atenção em quem foi bem-sucedido", revela a psicóloga Isabelle Bauer. "Esse padrão de pensamento diminui o estresse e sua ação nociva no organismo", conclui.

Sem olhar para trás

Algumas estratégias que ajudam a ficar em paz com o caminho que trilhamos...
- Lembre-se de que fatores externos, como imprevistos e adversidades, alteram resultados. E nem sempre é possível prevê-los ou controlá-los.
- Sempre analise as relações de causa e efeito e aplique o aprendizado nas circunstâncias atuais para reverter eventuais insucessos.
Revista Bons Fluidos

Nenhum comentário: