A alta prevalência das doenças do coração é hoje observada mundialmente. No Brasil este grupo de doenças é a principal causa de morte entre homens e mulheres.
Para ficar fora do grupo de risco algumas medidas são necessárias como parar de fumar, ter uma dieta pobre em gorduras saturadas e trans, comer menos açúcar e não abusar de alcool.
Leve em consideração também essas 6 dicas:
1. Coma mais fibras
Aumentar seu consumo de fibras pode reduzir o risco de doença cardíaca em cerca de 30%, de acordo com um relatório de 2004 no American Journal of Clinical Nutrition.
Inclua no cardápio farelo de aveia, farelo de arroz, linhaça e cereais integrais como arroz, quinua além de frutas e verduras que além de fibras são ótimas fontes de antioxidantes.
2. Se estresse menos
Quando nos estressamos nosso corpo libera hormônios como a adrenalina, que aumenta os batimentos cardíacos e a pressão arterial; cortisol que favorece o acumulo de gordura na região abdominal e aldosterona que aumenta a retenção de líquidos e conseqüentemente a pressão. Assim o estresse é prejudicial a saúde do coração
3. Controle o acúmulo de gordura na barriga
O acumulo de gordura no abdômen é um sintoma de síndrome metabólica, caracterizada por pressão arterial elevada, resistência a ação da insulina, menor HDL e triglicerídeos mais elevados. Está relacionada com o aparecimento de doenças cardiovasculares, hipertensão arterial, dislipidemias e até mesmo mal de Alzheimer.
Para diminuir o acumulo de gordura na região abdominal evite alimentos refinados, o excesso de açúcar e gorduras. Prefira cereais integrais, frutas, verduras e legumes.
4. Diminua o consumo de sal
O consumo excessivo de sal seja de adição ou como ingrediente de alimentos industrializados aumenta a retenção de líquido e a pressão arterial. Diminua o sal e prefira temperos naturais como orégano, alecrim e manjericão.
5. Sorria
Uma atitude positiva trás benefícios ao coração. Um estudo realizado na universidade de Columbia, nos Estados Unidos, mostrou que aqueles que eram mais otimistas tinham um risco 22% mais baixo de sofrer doenças cardíacas.
6. Faça exercício físicos regulares
O exercício físico facilita a perda de peso e diminui o acumulo de gordura na região abdominal e por isso diminui o risco de doenças do coração.
Durante o exercício acontece também à liberação de oxido nítrico, uma substancia que dilata os vasos e melhora a circulação arterial, diminuindo a pressão.
Procure uma atividade que goste, pode ser caminhada, natação ou dança e faça pelo menos 3 vezes na semana.
Lembre-se nossos genes representam uma pré disposição e não um destino certo, assim suas escolhas podem garantir saúde!
Fonte: Flavia Morais – Nutricionista rede Mundo Verde
Site: Mundo Verde
Nenhum comentário:
Postar um comentário