“Nada é. Tudo está.”

28/09/2011

Mitos e Verdades sobre alimentação saudável





Adotar uma alimentação saudável e equilibrada é fundamental para garantir saúde e qualidade de vida. Muito se fala sobre determinados alimentos que hora são colocados como vilões, hora são tidos como benéficos para saúde. 

Vamos esclarecer alguns mitos e verdades:

Comer rápido demais engorda.

Verdade. Estudos demonstram que a velocidade com que se come pode ser tão importante quanto a composição da dieta. A mastigação é importante, pois promove a quebra e a trituração dos alimentos em pedaços menores o que facilita a ação das enzimas digestivas e estimula a liberação de hormônios relacionados a sensação de saciedade, reduzindo o apetite.

Vale lembrar!

Procure descansar os talheres enquanto mastiga, assim você evita colocar mais alimentos enquanto ainda estiver com a boca cheia. Separe tempo para fazer suas refeições e não coma em frente à TV ou lendo revistas e livros. Mastigar adequadamente aumenta a absorção e o aproveitamento dos nutrientes. 

Ovo faz mal a saúde.

Mito. Por muito tempo o ovo foi considerado um grande vilão, pois promoveria o aumento dos níveis de LDL–colesterol (colesterol ruim). Hoje já é sabido que na gema do ovo encontramos grande quantidade de colina, nutriente relacionado à melhora da memória, concentração e aprendizagem. Possui, ainda, boa quantidade de triptofano, aminoácido precursor de serotonina, neurotransmissor relacionado à sensação de prazer e bem-estar. Do total de gordura presente em um ovo, a maioria é de monoinsaturada, que auxilia na regularização dos níveis de colesterol. O ovo é ainda boa fonte de proteínas, nutriente necessário para a formação, recuperação e manutenção de órgãos e tecidos. 

!Vale lembrar! 
Devemos preferir sempre ovos orgânicos, pois neste caso as galinhas não ficam confinadas, não são utilizados antibióticos e hormônios e a ração é orgânica, o que garante um produto com maior teor de nutrientes e livre de subastâncias tóxicas.

Abacate é fonte de gorduras ruins e engorda. 

Mito. O abacate é fonte de gorduras monoinsaturadas (ácido oléico) que auxiliam no aumento das taxas de HDL-colesterol (bom colesterol), auxiliando na prevenção de doenças cardiovasculares. É fonte ainda de vitamina E, potente antioxidante que atua no retardo do envelhecimento. Possui em sua composição beta-sitosterol, nutriente que auxilia na redução dos níveis de cortisol, hormônio liberado em maior quantidade em situações de estresse e que está relacionado ao aumento da compulsão alimentar e do acúmulo de gordura na região abdominal.

Vale lembrar! 

Quando for consumir o abacate evite prepará-lo com açúcar, uma boa opção é consumir o abacate na forma de guacamole ou misturado com cacau em pó. 

Açaí deve ser evitado, pois só tem calorias. 

Mito. O açaí é fonte de antocianina de ação antioxidante, atua neutralizando os radicais livres e prevenindo o envelhecimento precoce. Fonte de fibras que auxiliam na melhora do funcionamento intestinal. Possui gorduras insaturadas que possuem ação benéfica, pois auxiliam na redução dos níveis de LDL-colesterol e aumentam os níveis de HDL-colesterol, contribuindo na prevenção de doenças cardiovasculares. Fonte, ainda, de proteínas, minerais como cálcio, ferro, fósforo e vitaminas C e complexo B.

Vale lembrar! 

Quando consumir açaí evite opções que tenham xaropes e açúcar na composição. Uma boa dica é consumir o açaí misturado com suco de uva integral. 

Oleaginosas devem ser consumidas diariamente. 

Verdade. O grupo formado por castanha de caju, castanha do Brasil, nozes, amêndoas, amendoim, pistache e avelãs, durante algum tempo, foram evitados por seu alto valor calórico. Entretanto, elas são fontes de gorduras insaturadas que ajudam a reduzir os níveis de LDL-colesterol e aumentar os níveis de HDL-colesterol, prevenindo dessa maneira doenças cardiovasculares. São ricas em antioxidantes que auxiliam no retardo do envelhecimento precoce. 

Vale lembrar!

As oleaginosas são opções saudáveis para pequenos lanches, porém não devemos extrapolar a quantidade recomendada, que corresponde a 30 gramas (1 punhado).

Chocolate pode fazer parte de uma alimentação saudável. 

Verdade. O chocolate sempre foi visto como um vilão em dietas. Porém, o chocolate amargo 70% cacau, não só pode, como deve fazer parte de nossa alimentação. Rico em polifenóis, substâncias de ação antioxidante auxiliam na prevenção de doenças cardiovasculares e retardam o envelhecimento precoce. O cacau contém uma quantidade considerável de ácido oléico (gordura monoinsaturada) que protege as artérias, eleva o bom colesterol (HDL) e diminui o colesterol ruim (LDL). Fonte, ainda, de cafeína e teobromina, o chocolate atua como estimulante do cérebro e agiliza o raciocínio. O chocolate aumenta a produção de serotonina, substância responsável pelo bom humor, combatendo à ansiedade.

Vale lembrar! 

O consumo não deve ser exagerado, 30 gramas de chocolate amargo (70% cacau) é o suficiente para obter os benefícios. 

Azeite de oliva extravirgem ajuda a emagrecer. 

Verdade. Estudos apontam que dietas ricas em gorduras saturadas promovem a lesão de uma região do cérebro chamada hipotálamo, responsável pelo controle da fome e do gasto energético. Sendo assim, as pessoas expostas a uma dieta excessivamente gordurosa passam a consumir mais calorias do que gastam, tornando-se obesas. Pesquisas apontam que o azeite de oliva é capaz de trazer sensação de saciedade, o que evita a vontade de comer mais do que o necessário. Os ácidos graxos monoinsaturados presentes no azeite podem impedir a inflamação do hipotálamo, o que evita a obesidade. 
Vale lembrar

O consumo recomendado fica em torno de 15 ml e 30 ml por dia. O azeite não pode ser aquecido, utilize-o para temperar saladas.


Fonte: Thais Souza - Nutricionista da Rede Mundo Verde
www.mundoverde.com.br

Nenhum comentário: