“Nada é. Tudo está.”

20/09/2011

Intolerância à lactose


A intolerância a Lactose consiste na insuficiência das pessoas de produzirem uma enzima denominada lactase. Esta é responsável por digerir a lactose (o açúcar do leite).
  
Dessa forma, quando não absorvida, ela passa a ser fermentada por bactérias do intestino grosso onde produz gás e ácidos orgânicos causando diarréia que é um sintoma mais característico da intolerância a Lactose.

Desde o nascimento algumas pessoas já apresentam a incapacidade de produzir lactase sendo que na maioria das vezes nem podem ser amamentados por causa da diarreia. Contudo, não são todos os pais que sabem identificar a alergia a Lactose.

Assim, é necessário que os pais fiquem atentos, pois, o diagnóstico imediato poderá evitar a desnutrição do bebê. Confira os sintomas da intolerância a Lactose.

Um dos principais sintomas é a diarréia, mas também, aqueles que possuem intolerância a lactose poderão sofrer de alterações abdominais, barriga inchada, eliminação de gases, cólicas, diarréia líquida, ardência anal devido à acidez fecal. Porém, os sintomas variam de individuo para individuo e ainda conforme a quantidade ingerida.

Assim que houver suspeita, é necessário que os pais procurem um especialista para que o mesmo possa fazer o diagnóstico correto.

Recomendações: 
  • Não utilizar leite de vaca; 
  • Fazer uso do leite de soja; 
  • Utilizar leites mistos, após a melhora do quadro, testando a aceitação; 
  • Observar a composição dos alimentos preparados, como bolos, tortas, pudins, verificando se usam leite e, portanto se contêm lactose na sua composição; 
  • Permitir o uso de queijos ou leite fermentado de acordo com a tolerância. 
Em Crianças:
  • Fazer uso de leite de soja; 
  • Introduzir, assim que possível, a alimentação adequada à idade. 
É IMPORTANTE RESSALTAR A IMPORTÂNCIA DA LEITURA DOS INGREDIENTES DO RÓTULO.

Atenção: Nenhuma orientação substitui uma consulta clínica individualizada realizada por um profissional de saúde! 

Nenhum comentário: