“Nada é. Tudo está.”

04/03/2015

ALIMENTOS E MEMÓRIA



A semente de girassol é rica em vitamina E que, quando em deficiência, compromete a função cognitiva.
A alimentação saudável desde o nascimento é fundamental para o bom desempenho do sistema cognitivo e da memória. Fornecer os combustíveis necessários para manter o cérebro saudável pode proporcionar boa memória, concentração e vida mais ativa na velhice.
Nesse contexto, existem alguns nutrientes que desempenham funções importantes. São eles:
- Vitamina E: exerce atividade antioxidante e ajuda na proteção dos neurônios. Na doença de Alzheimer, por exemplo, os neurônios começam a morrer, o que leva a deterioração cognitiva. Boas fontes alimentares são o óleo de abacate, o creme de amendoim, os grãos integrais, a semente de girassol e as nozes.

- Ômega-3: os ácidos graxos poli-insaturados, com destaque para o ômega-3, regulam a energia na região cerebral e são componentes da estrutura das células nervosas, auxiliando na rapidez com que as informações são transmitidas de uma célula para outra. É encontrado nos peixes (salmão, cavala, atum) e nas sementes de chia e de linhaça.

- Ácido fólico: diminui os níveis de homocisteína no sangue. Altos níveis desse aminoácido podem provocar a morte das células nervosas. Para garantir boas doses de ácido fólico na dieta, inclua no cardápio feijão, brócolis, vagem, couve e espinafre.

- Flavonoides: esses antioxidantes têm a capacidade de melhorar a memória. Eles protegem os neurônios das lesões induzidas por neurotoxinas e neuroinflamação, e, ainda, têm a capacidade de melhorar o fluxo sanguíneo vascular cerebral. As uvas escuras e o vinho tinto, de preferência orgânicos, são boas fontes de flavonoides.

- Antocianinas: ajudam a proteger o cérebro do estresse oxidativo e podem reduzir os efeitos da idade relacionados a doenças como Alzheimer e demência. Estudos em animais relatam melhora significativa da capacidade de aprendizagem quando esse nutriente é incluído na alimentação diária. Um ótimo motivo para consumir as berries (amora, mirtilo, CranBerry, Goji Berry, framboesa, açaí) em sucos, em smoothies, em vitaminas, com iogurtes e com granolas. O suco de romã é outra forma saborosa e prática de consumir o nutriente.

- Carboidratos integrais: mantêm estável as taxas de açúcar no sangue, principal fonte de energia do cérebro. Substitua os cereais refinados pelas versões integrais, como arroz, pães e massas, feitos com farinhas integrais, além de aveia, quinoa e amaranto.

- Colina: contribui para a formação de neurônios. Também está associada com a melhora da depressão e da função cognitiva. É encontrada na lecitina de soja e na gema de ovo.

- Ferro: sua deficiência diminui o fornecimento de energia e o transporte de oxigênio ao cérebro. É encontrado em carnes, em feijões e em lentilha.


Nenhum comentário: