“Nada é. Tudo está.”

11/03/2015

OS BENEFÍCIOS DO AÇAÍ do site Quimioterapia e Beleza.



Tipicamente brasileiro o açaí tem alto nível de vitamina C e auxilia na manutenção da imunidade - o açaí é um fruto tipicamente brasileiro, rico em proteínas, contém também fibras, lipídios, fósforo, magnésio, manganês, ferro e cálcio, e uma boa quantidade de vitaminas B1, B2 e C. Com tudo isso pode dizer que o açaí é um verdadeiro aliado da boa saúde. Tendo todas essas propriedades, como tônico energético e alimento, o açaí proporciona muitos outros benefícios à saúde de nosso organismo. Veja o que de bom ele pode fazer por você:

Redução do colesterol: possuindo gorduras boas para o organismo, as vegetais, o consumo de açaí pode reduzir o colesterol ruim e melhorar a circulação sanguínea. Mesmo que você consuma alguma gordura animal além da conta, o açaí consegue reduzir os índices de colesterol. 

Previne doenças cardiovasculares: o consumo de açaí protege os vasos sanguíneos contra a aterosclerose, que é o endurecimento das artérias. Aliado à redução do colesterol, esse benefício propicia a saúde do sistema cardiovascular, reduzindo os riscos de derrames, infartos e outros problemas ligados à circulação.

Proteção anti-inflamatória: asmas e doenças autoimunes podem ser combatidas com o consumo de açaí. As inflamações e suas consequentes dores também podem ser combatidas, sem qualquer efeito colateral proporcionado por medicamentos.
Prevenção do câncer: possuindo antocianinas, que é um tipo de antioxidante, o açaí também protege o organismo contra o surgimento de diversos tipos de câncer. As antocianinas estão presentes nas bagas do açaí e são elas que dão as cores fortes do fruto.
Combate os radicais livres: o efeito antioxidante do açaí promove um verdadeiro combate aos radicais livres, o que melhora o metabolismo e aumenta a imunidade.

Reduz o envelhecimento: combatendo radicais livres, aumentando a imunidade e reduzindo o risco de doenças, o açaí também protege as células contra o envelhecimento e a sua degeneração, o que ajuda a manter o corpo saudável e, principalmente, mais jovem do que a idade poderia aparentar. 

Ajuda a perder peso: o consumo de açaí acelera o metabolismo, já que possui aminoácidos essenciais para criar esse efeito. Seu consumo aumenta a sensação de saciedade e seus nutrientes são capazes de alimentar melhor as necessidades de nutrientes do nosso organismo. Reduzindo a saciedade, o açaí ajuda no consumo da gordura extra e, consequentemente, na redução do peso.

Melhora a digestão: como é rico em fibras, o açaí ajuda no trato digestivo, proporcionando um funcionamento bem melhor dos intestinos, aglutinando as gorduras em excesso e eliminando-as do corpo.

Aumenta a carga muscular: com o alto teor de proteínas, uma das principais características do açaí é a formação de aminoácidos, que são os construtores de músculos do nosso organismo. Para quem pratica atividades físicas, é o melhor suplemento, com a vantagem de ser natural.
Fortalece os ossos: como também possui muito cálcio, o açaí contribui para a formação dos ossos e melhora também a dentição. Esse fator faz com que seja recomendado até para crianças.

Combate as cãibras: o potássio existente no açaí é maior do que nas bananas, nossa principal fonte de potássio, o que reduz em muito as cãibras resultantes de muita atividade e pouca hidratação.   

Para um bom aproveitamento das propriedades do açaí e para conseguir esses benefícios, o ideal é consumi-lo ao natural, como suco ou creme. Também pode ser consumido com guaraná, o que vai potencializar ainda mais esses benefícios. 

Por fim, o açaí é maravilhoso para a saúde, mas um alerta, não pode ser consumido com xarope de glicose. Se tiver isso, se torna um alimento muito inflamatório.


Nenhum comentário: