“Nada é. Tudo está.”

20/03/2015

Câncer de Mama


O que o diagnóstico precoce pode evitar?

Você já deve ter ouvido inúmeras vezes sobre a importância do diagnóstico precoce quando falamos de câncer de mama, certo?
É isso mesmo, é fundamental o rastreamento do câncer. Através de avaliações médicas de rotina associado a utilização de exames de imagem, em especial a mamografia (e em alguns casos, a ultrassonografia ou ressonância nuclear magnética), a possibilidade de reconhecer o câncer de mama em estágios localizados aumenta consideravelmente.

Mas o que essa descoberta oferece a paciente?
O primeiro benefício, e provavelmente o mais importante, é que quanto mais precoce a doença é diagnosticada, maior as chances de cura.
Além disso, o reconhecimento do câncer em pequenas dimensões tende a oferecer tratamentos menos agressivos, com maiores possibilidades de preservação da mama.
Outro ponto importante a ser alertado é que o retardo no diagnóstico dessa doença, além de aumentar o risco do desenvolvimento de metástases à distância, pode trazer complicações locais e de difícil controle, como lesões ulceradas na mama, gânglios aumentados e desconfortareis nas axilas, dentre outros.

Alguns desses exemplos podem ser vistos na figura abaixo. Como vemos, existem inúmeras manifestações dessa neoplasia. Caso as reconheça, procure imediatamente seu médico.
Nunca é demais relembrar: o diagnóstico precoce é fundamental para aumentar as possibilidades de cura.
Faça avaliações médicas periódicas.


Dr. Elge Werneck via Facebook

Nenhum comentário: