“Nada é. Tudo está.”

14/02/2013

10 alimentos que ajudam a reduzir a pressão arterial

O controle da pressão arterial é um dos passos fundamentais para a prevenção de doenças do coração e acidentes vasculares (derrames). Para controlar os níveis da pressão arterial é importante associar ao medicamento uma alimentação saudável que priorize determinados alimentos que são considerados aliados no controle da mesma. 

O que não pode faltar no cardápio? 

Leguminosas: comer uma xícara de feijão, ervilha, grão-de-bico, lentilha e outras leguminosas, pode reduzir o risco de doença cardíaca e melhorar o controle da pressão arterial. Elas são boas fontes de potássio que ajuda a regular a quantidade de água dentro das células, melhorando o controle da pressão arterial. 

Gergelim: o óleo de gergelim auxilia na redução do colesterol total e do colesterol LDL, pois é fonte de ácidos graxos insaturados ômegas 3, 6 e 9. Naturalmente fonte de vitamina E, antioxidante que protege as células da ação dos radicais livres. Reduz o risco de aterosclerose e evita a oxidação do LDL, prevenindo infartos. Saboroso, pode ser usado em saladas, pratos frios e massas. 

Cacau: esqueça o café, passe a utilizar o cacau em pó. Os flavonoides, presentes no cacau, ajudam os vasos sanguíneos a funcionarem melhor, o que reduz a pressão sobre o seu coração. Fonte ainda de catequina e epicatequina que auxiliam na redução da agregação plaquetária e no controle dos níveis de colesterol. 

Cranberry: rica em flavonóides, como quercetina e mirecetina, que apresentam propriedades antioxidantes. A inclusão do suco de cranberry na dieta reduz a oxidação do LDL- colesterol e promove aumento dos níveis de HDL-colesterol. Este efeito demonstra sua ação positiva na prevenção de doenças cardiovasculares, o que torna a cranberry uma fruta aliada à saúde do coração.

Sal Light: uma dieta de mais de 2.200 mg de sódio por dia pode danificar os vasos sanguíneos, aumentando o risco de desenvolver pressão alta. O sal light é uma opção, pois possui apresenta redução da quantidade de sódio, porém lembre-se que ele deve ser utilizado com moderação. 

Suco de Uva Integral: Fontes de resveratrol e antocianinas, poderosos antioxidantes, que neutralizam os radicais livres e relaxam os vasos, auxiliando no controle da pressão arterial e prevenindo doenças cardiovasculares. 

Romã: o consumo diário do suco da fruta auxilia na redução das taxas de LDL, a fração do colesterol associada ao entupimento dos vasos. Os antioxidantes existentes na fruta são bastante eficientes para proteger o organismo dos radicais livres. 

Iogurte: troque as opções de lanches como salgados fritos, biscoitos salgados e doces açucarados por uma porção de iogurte desnatado. 

Semente de chia: fonte de ômega 3 que é um vasodilatador suave e auxilia no controle da agregação plaquetária. Atua na prevenção e controle de doenças cardiovasculares, aterosclerose e hipertensão arterial. 

Alho: rico em alicina (antioxidante). Impede que o colesterol se fixe na parede das artérias evitando o entupimento dos vasos. Aumenta a elasticidade dos vasos, favorecendo a circulação e reduzindo a pressão arterial. Pode ser encontrado na forma de cápsulas. 

Fonte: Thais Souza
Nutricionista da Rede Mundo Verde

Nenhum comentário: