“Nada é. Tudo está.”

16/02/2013

D, a vitamina da longevidade


Veja como o sol, principal fonte de vitamina D, pode ajudá-lo a combater o câncer, o diabete e os problemas cardíacos
A gente não cansa de ouvir e ler que a receita para uma vida longa e cheia de saúde deve incluir uma alimentação equilibrada, a prática regular de atividade física, sono em dia e cuca fresca. Hoje, porém, muito cientista sério acrescentaria a essa lista banhos de sol diários. Nem muito extensos nem muito curtos: bastam 15 minutos para que os raios solares ativem no organismo a produção de uma substância capaz de fortalecer os ossos, deixar as defesas em ponto de bala, preservar a massa cinzenta e garantir que o coração bata forte por anos a fio. 


Trata-se da vitamina D, uma substância que, com tantas qualidades elencadas nos tempos muito recentes, tem despertado o interesse de pesquisadores de várias áreas - de nutricionistas a bioquímicos. Só para ter uma idéia, o PubMed, biblioteca virtual da medicina, que pertence ao governo americano e armazena artigos científicos de todo o globo, registrou no ano passado mais de mil estudos sobre funções recém-descobertas dessa molécula. E ela é muito mais importante do que se desconfiava. 

Um desses trabalhos, que acaba de sair na revista científica Archives of Internal Medicine, revela que níveis adequados de vitamina D esticam mesmo a expectativa de vida. A pesquisa avaliou mais de 13 mil homens e mulheres. Quem estava com taxas insuficientes da substância apresentou um risco de morte das mais variadas causas 26% maior em relação aos indivíduos com altos índices da molécula. "A vitamina D está envolvida em vários processos no organismo, participando inclusive da homeostase, o equilíbrio interno de todas as funções do corpo", justifica a nutricionista Lígia Martini, da Universidade de São Paulo. 

Já uma pesquisa da Universidade da Califórnia em Riverside, nos Estados Unidos, analisou o papel do nutriente em diversos tecidos do corpo, literalmente da cabeça aos pés. Seu autor, o bioquímico Anthony Norman, quis mostrar que os benefícios da vitamina D, que no nosso imaginário ainda é mais associada ao fortalecimento dos ossos, vão muito além desse papel. Não à toa, o professor defende que a recomendação diária vá das atuais 400 UI (unidades internacionais) para 2 mil. "Os valores indicados hoje se baseiam apenas no aporte de cálcio, que a vitamina ajuda a fixar no esqueleto. Mas agora sabemos que a vitamina D atua no sistema imune, no coração, no cérebro e na secreção de insulina pelo pâncreas", exemplifica Norman a SAÚDE!. Ou seja, para dar conta de tantas tarefas, a dose precisaria ser mesmo maior. Sua argumentação faz sentido. "Atualmente, essa vitamina é considerada um potente modulador das células de defesa", diz a nutricionista Marianna Unger, doutoranda em nefrologia pela USP. Em outras palavras, estimula a atividade das células imunológicas quando elas precisam entrar em ação. Sem a pitada diária de sol, portanto, ficamos ligeiramente indefesos.


Boas doses de vitamina D são, ainda, sinônimo de peito forte. Isso porque ela controla as contrações do músculo cardíaco, vitais para o bombeamento de sangue. Sem contar que, em níveis desejáveis, mantém a pressão arterial em dia. A razão é simples: inibe lá nos rins a síntese de renina, uma enzima envolvida na secreção de um hormônio que faz a pressão disparar. Por falar em hormônio, a insulina, que bota o açúcar para dentro das células, é mais uma substância que depende da ação adequada da vitamina D. "Ela estimula o pâncreas a produzi-la", diz Lígia Martini. De quebra, a vitamina torna a insulina mais sensível ao açúcar. Assim, taxas reduzidas podem estar relacionadas à síndrome metabólica, que engloba hipertensão, obesidade, colesterol ruim elevado e resistência insulínica. 

No caso do câncer, desconfia-se que a vitamina D regule genes vinculados à proliferação celular na mama, no cólon e na próstata. Esse batalhão genético se encarrega de outra missão: induzir o suicídio de células malignas, a apoptose. "A vitamina também comanda genes que inibem a angiogênese, a formação de vasos que alimentam o tumor", diz Marianna. Ou seja, age contra o câncer em várias frentes. "Em muitos casos, mulheres com câncer de mama apresentam uma dosagem deficiente de vitamina D", revela a oncologista Maria Aparecida Koike Folgueira, da USP. E talvez não seja mera coincidência. 

O mesmo déficit pode estar por trás de problemas como o Parkinson, que provoca tremores involuntários. Esse elo foi verificado por cientistas da Universidade Emory, nos Estados Unidos. Os portadores do mal tinham uma carência acentuada do nutriente. "A hipótese é que a vitamina D ofereça uma maior proteção aos neurônios ameaçados pelo Parkinson", conta a neurologista Marly de Albuquerque, da Universidade Federal de São Paulo. 

A falta do nutriente talvez se explique pelo fato de a população se expor cada vez menos ao sol, até mesmo no Brasil. Foi o que mostrou um trabalho da nutricionista Marianna Unger. O estudo avaliou 619 indivíduos considerados saudáveis. "Cerca de 80% deles tinham níveis insuficientes de vitamina D após o inverno", diz a pesquisadora. "Depois do verão, a proporção de indivíduos com carência caiu para 39,6%, índice muito elevado para um país ensolarado como o nosso." 

Importante: o medo do câncer de pele não pode servir como desculpa para evitar os raios solares. "Os protetores não impedem que tenhamos uma quantidade adequada de vitamina D", afirma o dermatologista Marcus Maia, da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo, que demonstrou isso em um trabalho finalista do III Prêmio SAÚDE, promovido pela Editora Abril. Fica o recado: tem que tomar sol! Sua saúde vai agradecer.


No corpo todo
Quando foi descoberta, no início do século passado, a vitamina D só era vinculada à saúde dos ossos. Mas hoje os cientistas sabem que há receptores para essa molécula em 31 áreas do corpo humano (veja a lista completa abaixo). E, quando a natureza cria receptores para determinada molécula, é sinal de que ela é realmente importante para a célula

As 31 áreas em que ela atua

• Cartilagens 
• Células produtoras de insulina 
• Cérebro 
• Coração 
• Desenvolvimento do embrião 
• Estômago 
• Fígado 
• Folículo capilar 
• Formação da placenta 
• Funcionamento da musculatura 
• Glândula supra-renal 
• Hipófise 
• Inibidores do câncer 
• Intestino 
• Mamas 
• Medula óssea 
• Ossos 
• Ovários 
• Paratireóide 
• Parótida 
• Pele 
• Próstata 
• Pulmões 
• Retina 
• Rins 
• Sistema imunológico 
• Tecido adiposo 
• Testículos 
• Timo 
• Tireóide 
• Útero

Depois dos 50…
...A vitamina D se torna ainda mais fundamental. Isso porque a partir dessa idade os ossos tendem a se desmineralizar em um ritmo acelerado, aumentando o risco de osteoporose. Além disso, o corpo perde massa muscular, o que favorece a ocorrência de quedas e até de certa dificuldade de locomoção. "O problema é que nessa idade a pele tem uma menor capacidade de síntese da vitamina", diz Rodolfo Herberto Schneider, geriatra da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Por isso, muitos especialistas preconizam doses mais elevadas da substância, prescrevendo, de acordo com o caso, até mesmo a suplementação.
Veja de que forma o nosso organismo, com a ajuda dos raios solares, sintetiza a vitamina D, substância essencial para a saúde.

Os ingredientes
Partículas de colesterol, uma gordura que pode vir tanto do fígado quanto dos alimentos, são utilizadas para fabricar uma molécula de nome complicado, a 7-dehidrocolesterol. Ela se desloca para a camada externa da pele, a epiderme.

A transformação
Os raios ultravioleta do tipo B — aqueles que dão as caras entre as 11 e as 15 h — penetram nessa molécula. Ela, então, sofre uma metamorfose química, ganhando o nome de pré-vitamina D.

O produto final 
Depois do banho de sol, essa substância ruma para o fígado, onde passa por outro processo químico. De lá, ela segue para os rins e, após mais uma transformação, finalmente temos a forma ativa da vitamina D.

Nenhum comentário: