“Nada é. Tudo está.”

03/02/2013

A Respiração Diafragmática e o Stress



O que é Diafragma?

O diafragma é um músculo estriado esquelético em forma de cúpula e principal responsável pela respiração humana. Ele auxilia o abdomen a se expandir e se comprimir conforme o transcorrer da respiração. No momento da inspiração ele desce, expandindo o abdômen e arrastando consigo a base do pulmão, aumentando o seu volume interno e a sucção do ar. Na expiração, o diafragma sobe, comprimindo os pulmões e expulsando o ar.
Com o passar do tempo esse processo vai se perdendo, restando apenas a respiração com a parte superior dos pulmões, caracterizando uma respiração torácica, curta e superficial.

O resultado é uma menor oxigenação do organismo, ocasionando mudanças fisiológicas, acelarando o nosso metabolismo contrubuindo para o aumento de sintomas de ansiedade e consequentemente stress.

Respiração diafragmática : A respiração diafragmática ou respiração profunda é chamada assim porque expande o diafragma e leva o ar rico em oxigênio até o abdômen. É através dela que se consegue aumentar significantemente a capacidade volumétrica dos pulmões, facilitando a oxigenação de todo o corpo, inclusive o cérebro. Esse processo possibilita a desaceleração contínua do nosso metabolismo, atingindo diretamente os efeitos do stress. Essa respiração pode ser realizada em momentos de stress, poi restabelecer o equilíbrio do nosso corpo.

Como realizá-la?
• Sente-se ou deite-se de forma confortável;
• Coloque a mão no abdômen (barriga) próxima ao umbigo;
• Feche os olhos e concentre-se em sua respiração;
• Inspire pelo nariz e encha os pulmões de ar, leve-o até o abdômen, percebendo que ele se movimenta.

Ao inspirar conte até quatro (mentalmente) para que o pulmão e o abdômen fiquem expandidos;
• Retenha o ar por dois tempos (conte até dois mentalmente), mantendo a barriga e os pulmões cheios;
• Expire lentamente pela boca, contando até cinco, esvaziando completamente o pulmão e o abdômen;
• Reinicie os movimentos após reter os pulmões vazios por dois tempos.

IMPORTANTE:

Em primeiro lugar é imprescindível acreditar no que se esta fazendo, que realmente este procedimento irá diminuir o seu estado de tensão, por exemplo....

Repita pelo cinco vezes a respiração ou pratique por aproximadamente três a cinco minutos. Treine pelo menos uma vez ao dia. 

ALERTA: No caso de se sentir mal, com tonturas, saiba que isso é normal e vai desaparecer. O ideal é que você vá praticando aos poucos até que o seu organismo se acostume.

Nenhum comentário: