“Nada é. Tudo está.”

16/02/2013

Ômega-3, o segredo da fertilidade

Sardinha é uma das melhores fontes de ômega-3, substância que atua em prol dos espermatozoides


Entenda como esse nutriente influencia na capacidade masculina de conceber um herdeiro.
Os ácidos graxos, uma série de substâncias essenciais ao organismo, têm um papel decisivo quando o assunto é gerar descendentes - pelo menos entre os homens. Um estudo da Escola de Saúde Pública da Universidade Harvard, nos Estados Unidos, revela que o ômega-3 faz um bem danado à saúde do espermatozoide. Homens que usavam e abusavam dele na dieta diminuíam em 1,9% a quantidade de gametas defeituosos. "A pesquisa também mostra que, infelizmente, o consumo das gorduras poli-insaturadas, grupo do qual faz parte o ômega-3, é muito baixo", alerta o urologista Rodrigo Pagani, da Clínica de Urologia da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo. A situação não é muito diferente aqui no Brasil. 

Apesar de a investigação americana não ter fornecido explicações para essa relação saudável, existem algumas pistas. "O ômega-3 é importante na constituição estrutural da membrana plasmática das células", sinaliza Pagani. Isso significa que o espermatozoide fica mais resistente e maleável. Na hora da perpetuar a espécie, essas qualidades fazem toda a diferença. Afinal, quanto mais elementos aptos a fecundar o óvulo, maiores são as chances de sucesso. 

O lado B dos ácidos graxos 
Se o ômega-3 é o mocinho, a gordura saturada, aquela proveniente dos animais, é a vilã. Os mesmos especialistas de Harvard procuraram o elo entre elas e as células sexuais masculinas. E a notícia não é nada boa: aqueles que enchiam o prato com óleos saturados tinham 43% menos gametas e uma concentração 38% mais baixa desse time reprodutor por mililitro de sêmen. "O organismo de pessoas que comem muita gordura saturada libera mais radicais livres, moléculas degenerativas provenientes dos excessos que cometemos", atesta o urologista Luciano Nesrallah, do Instituto da Próstata do Hospital Alemão Oswaldo Cruz, em São Paulo. 

A ingestão excessiva desse ácido graxo também está relacionada ao aumento de peso e, por sua vez, a um inchaço do tecido adiposo, que forma os pneuzinhos. Ainda mais gordas, as células adiposas liberam uma enzima chamada aromatase, que converte a testosterona, o hormônio masculino, em estradiol, atuante nas mulheres. Nessa metamorfose, a fábrica de espermatozoides acaba prejudicada. 

E qual é a porção de consumo segura desses lipídios? 
"Os órgãos de saúde recomendam que, do total de calorias da dieta, cerca de 30% venham das gorduras, sendo no máximo 7% de saturadas", explica a nutricionista Mariana Del Bosco, da Associação Brasileira para o Estudo da Obesidade e da Síndrome Metabólica. 

Os quilos extras têm grande influência nos gametas. Um levantamento feito na França mostrou que indivíduos com sobrepeso tinham cerca de 10% menos espermatozoides e obesos sofriam com taxas até 20% mais baixas. Conclusão: a comida nunca esteve tão conectada à reprodução. 

Muito além das saturadas 
Não é só de gordura que vive - ou morre - o espermatozoide. O grupo Procreanat, que reúne especialistas franceses em fertilidade, fez um levantamento com 348 casais inférteis e descobriu que eles tinham hábitos nada saudáveis: consumiam álcool, tabaco e maconha acima da média da população, estavam estressados durante boa parte do dia e utilizavam remédios como antidepressivos aos borbotões. O levantamento mostrou que, para ter um filho, é preciso cuidar muito bem da própria saúde. 

No que investir: ômega-3
Peixes marinhos, óleo de linhaça e castanhas são alguns alimentos que aumentam a fecundidade. 

No que maneirar: gorduras saturadas
Associadas ao bloqueio de artérias, são encontradas no leite, na manteiga e na carne vermelha, por exemplo. 


Nenhum comentário: