“Nada é. Tudo está.”

05/02/2013

Neuropatia diabética



Neuropatia diabética é um tipo de dano causado nos nervos (sensitivos, motor, autonômico ou misto) que pode ocorrer em pessoas com diabetes. Altas taxas de glicose no sangue pode danificar as fibras nervosas do seu corpo, mas a neuropatia diabética causa danos mais frequentes nos nervos das pernas e dos pés.

Dependendo do nervo afetado, os sintomas da neuropatia diabética podem variar de dor e dormência nos pés e mãos, problemas no sistema digestivo (gastroparesia), no trato urinário (disfunção erétil), vasos sanguíneos e coração. Para algumas pessoas esses sintomas são leves mas para outras a neuropatia diabética pode ser dolorosa, incapacitante e até fatal.

A neuropatia diabética é a complicação mais comum entre as pessoas com diabetes. Aproximadamente metade de todas as pessoas com diabetes possui alguma forma de dano nos nervos. É mais comum nas pessoas com muitos anos de doença e pode levar a vários tipos de problemas de saúde.

Com o passar do tempo o excesso de glicose no sangue pode danificar minúsculos vasos sanguíneos que nutrem os nervos, principalmente nas pernas. Os nervos enviam mensagens sobre dor, temperatura e tato para o cérebro. São responsáveis pelo controle dos movimentos dos músculos e dos sistemas do nosso corpo que digerem as comidas e passam para a urina. 

Se você manter os níveis de glicose no sangue no seu alvo, você pode prevenir ou retardar os danos nos nervos. Se você já possui algum dano nos nervos isso irá ajudar a prevenir ou retardar danos maiores.



Nenhum comentário: