“Nada é. Tudo está.”

15/02/2013

Três dicas para prevenir dor nas costas:



1. Cuidado com a postura. Sempre, mesmo sentado, deitado ou em pé. Quando estiver sentado fique com as costas em uma posição bem reta. Se precisar, utilize almofadas para ajudar. Quando estiver em pé procure encolher a barriga com a pressão da musculatura abdominal a cada 5 minutos, por exemplo. Este movimento ajuda a manter as costas em uma posição mais ereta. Faça isso e você verá que até sua altura aumenta um pouquinho.

Quando estiver deitado de barriga para cima procure colocar uma almofada em baixo dos joelhos. Deitado de lado, coloque a almofada entre as pernas, também na região dos joelhos. NUNCA deixe sua coluna em uma posição torta. Seja fiscal de você mesmo.

2. Cuide dos seus pés. Isso mesmo!! Muitas vezes a dor nas costas começa nos pés. Evite saltos altos demais ou sapatos que obrigam você a se equilibrar para andar. Sapatos apertados provocam machucados e bolhas muito doloridas e para proteger os pés pisamos e andamos com a postura errada. Pronto. Lá vem a dor nas costas.

3. Evite levantar peso. Lembre-se: mesmo crianças pequenas pesam. Às vezes, o movimento que você faz importa mais do que o peso do que você vai levantar. Se precisar abaixar – para pegar coisas no chão, por exemplo - procure manter sempre a coluna em uma posição reta. Para tanto, abaixe dobrando os joelhos.

Postura é importante em todas as ocasiões e em todos os sentidos da palavra! Saúde!

Fonte: Dra Ana Escobar via Facebook

Nenhum comentário: