“Nada é. Tudo está.”

18/02/2013

Orgânicos! Porque devemos Utilizá-los?



Você já ouviu falar sobre os alimentos Orgânicos? Sabe por que eles são importantes? E porque são classificados como tais?

Veja a seguir as duvidas mais comuns sobre estes alimentos e entenda o porquê devemos optar por eles em nosso dia-a-dia.
Sabemos que os alimentos orgânicos são mais caros, mas eles são mesmo as melhores opções nas feiras?

Nutricionista Marcela: Apesar de serem mais caros, os alimentos orgânicos causam menos prejuízos à saúde, pois não são acrescidos de hormônios, adubos, pesticidas ou ainda técnicas de aclimatação e confinamento artificiais como estufas. Por essas circunstâncias, alimentos orgânicos são as melhores opções tanto para feiras, como super-mercado. Uma boa opção seria estimular o contado entre pequenos produtores e feirantes, para que desta maneira, sem intermediários e grandes empresas, fossem estabelecidos preços mais acessíveis à produtos orgânicos.


Qual é o diferencial destes alimentos e Quais os benefícios que eles oferecem ao organismo??
Nutricionista Marcela: Como já disse anteriormente, eles não são acrescidos de hormônios, adubos, pesticidas ou ainda técnicas de aclimatação e confinamento artificiais como estufas. Estas características tornam os alimentos orgânicos mais saudáveis e menos prejudiciais a saúde da população, não contendo substancias que podem aumentar o risco de desenvolvimento de algumas doenças como o câncer e não prejudicando o desenvolvimento e crescimento das crianças.
Além disso, por esses alimentos terem que combater as bactérias e microorganismos presentes nas plantações sem o auxílio de produtos químicos, eles se tornam mais resistentes e com maior quantidade de substancias benéficas para o Homem, é o caso das substâncias Antioxidantes, como: como selênio, zinco, ferro e magnésio. Essenciais à saúde. Estudos recentes tem mostrado também que o tempo de crescimento de alimentos orgânicos é maior, isso leva a um aumento na quantidade de vitaminas e minerais contidas nestes alimentos.

Quais são os alimentos orgânicos mais populares, mais vendidos?
Nutricionista Marcela: Não possuo está informação. Talvez um Hortifruti ou Super-mercado possa informar melhor.
O que eu posso falar é em relação ao consumo de frutas e legumes em geral, pelo o que eu vejo no meu consultório. As frutas mais consumidas pelos meu pacientes são: laranja, banana e mamão. E os legumes são: tomate, repolho, alface e cenoura. Esse é o consumo geral. Todos estes alimentos citados acima possuem opções orgânicas.

Como identificar que um alimento é realmente orgânico na hora da compra?
Nutricionista Marcela: Para um alimento ser denominado orgânico, ele precisa passar por uma avaliação e ser cultivado de uma maneira específica. Então, ele será denominado como orgânico e em sua embalagem existirá um selo fornecido por uma instituição específica com os dizeres: “Alimento orgânico”. Além disso, hoje em dia na maioria dos Supermercados existe uma área específica para estes alimentos.  Sendo assim, mais fácil de encontrá-los.

O que é necessário para os alimentos orgânicos ganharem mais notoriedade a todas as camadas da população?
Nutricionista Marcela: Eu acredito que o ponto principal é a acessibilidade. Esses alimentos são mais caros do que os convencionais, isso claramente inibe seu consumo. No meu consultório ao indicar para um paciente o consumo de alimentos orgânicos é comum ouvir reclamações por estes produtos serem muito caros.
Além do preço, uma conscientização da população da importância e dos benefícios dos orgânicos com certeza iria aumentar seu consumo.
Portanto, duas medidas principais, seriam: reduzir o preço dos alimentos orgânicos e melhorar a divulgação, explicando seus benefícios para o organismo e os malefícios que alimentos com agrotóxicos e substâncias químicas e artificiais causam para o organismo das pessoas.
Você acha que a principal barreira para que estes alimentos se tornem mais populares é o custo mais elevado?
Nutricionista Marcela: Sim, o preço é um forte inibidor do consumo destes alimentos.

É possível praticar o cultivo orgânico em casa, em pequenas hortas, com a qualidade dos produtos comercializados nos supermercados?
Nutricionista Marcela: Sim, com certeza. Aprendendo as técnicas de cultivo (que não são difíceis) é fácil criar uma horta em casa e manter os alimentos. Se formos analisar o contexto geral, podemos dizer que estes alimentos serão até mais saudáveis do que os vendidos nos supermercados, pois você tem certeza de como esses legumes e frutas estão sendo cultivados.

Qual é o alimento de cultivo mais fácil para ser feito em casa?
Não possuo está informação.

Quais os riscos que os agrotóxicos oferecem ao organismo?
Nutricionista Marcela: O maior risco que os agrotóxicos oferecem ao organismo é a exposição de hormônios, adubos, pesticidas ou ainda técnicas de aclimatação e confinamento artificiais como estufas. Estudos têm demonstrado que estas substâncias podem causar câncer e outras doenças à população. Outro estudo, esse feito na Universidade Emory, de Atlanta (Geórgia), identificou que crianças que costumam ter alimentação convencional estão contaminadas com pesticidas piretroides, enquanto aquelas que vivem em famílias que adotaram comidas orgânicas estão livres de contaminação. Existem ainda evidências que hormônios esteróides usados para auxiliar a engorda de frangos, possam estar associados ao aumento de câncer ginecológico que vem ocorrendo nos últimos 10 anos.

Nenhum comentário: