“Nada é. Tudo está.”

03/02/2013

7 ingredientes que deixam suas refeições mais saudáveis


Os temperos ou ervas aromáticas além de dar mais sabor aos pratos são fontes de várias vitaminas, minerais e antioxidantes que irão enriquecer ainda mais sua alimentação. 

1 - Tomilho: O tomilho é um tempero que além do sabor que dá aos pratos, tem ação fungicida e pode atuar na prevenção dos resfriados. Contém os minerais ferro e manganês, um mineral que aumenta a função do cérebro, na pele e na saúde óssea. 

Este combina bem com molhos de massas e pizzas, saladas, aves, peixes e ovos. 

2 - Salsa: A vitamina K presente na salsa ou salsinha desempenha um papel importante na formação de coagulação do sangue do osso, adequada, e função hepática.A clorofila também presente neste tempero ajudará no processo de detox e assim na eliminação de toxinas. A salsa combina bem com saladas e legumes.

3 - Cúrcuma: Este pó de coloração amarela apresenta ação antioxidante, anticâncer, anticoagulante, antiinflamatória, ajudando na dissolução de cálculos renais e no controle do diabetes. Seu sabor único combina bem com arroz integral, lentilha, risotos, peixes, frango, caldos, molhos de tomate e massas. Para melhor aproveitar todos esses benefícios, acrescente a cúrcuma a preparação já pronta para não aquecê-la. 

4 - Orégano: 1 colher de sopa de orégano fresco tem o poder antioxidante equivalente a uma maçã inteira. Além disso, tem excelente ação antibacteriana, antifúngica, analgésico e sedativo. Seu sabor suave combina com molhos, massas, queijos e saladas. 

5 - Alecrim: Pesquisas recentes de Universidades americanas descobriram que cozinhar ou grelhar carnes com alecrim impede a formação de aminas heterocíclicas, substâncias com efeito carcinogênico. Além das carnes, o alecrim pode ser utilizado para dar mais saber a molhos, pães, saladas, ovos e outros. 

6 - Coentro: Pesquisadores da Universidade da Califórnia descobriram que o coentro possui um composto especial com grande poder antibacteriano, agindo principalmente contra a salmonella. Este pode ser utilizado para dar mais sabor a pratos com carnes, peixes e molhos. 

7 - Hortelã: Além do alto teor de antioxidantes encontrados na hortelã, estudos da Universidade da Virgínia, EUA, relatam que sentir o cheiro da planta é capaz de reduzir a ansiedade, podendo ajudar nos casos de compulsão alimentar. Além de combinar bem com sucos e frutas, a hortelã poderá ser utilizada em molhos, aves, saladas e outros.

Nenhum comentário: