“Nada é. Tudo está.”

03/02/2013

Gengibre


Como planta medicinal o gengibre é uma das mais antigas e populares do mundo. É um aliado contra náuseas, constipações e úlceras gastro-duodenais. O gengibre é rico em óleo essencial (canfeno, felandreno, zingibereno e zingerona), fenóis, lecitinas, aminoácidos, sendo que os seus efeitos terapêuticos derivam principalmente da sinergia entre os seus constituintes fitoquímicos.

Trata-se de uma planta medicinal utilizada para o tratamento e prevenção de náuseas, tonturas e vômitos  Utiliza-se com grande eficácia nos enjoos por movimento (nas viagens de carro ou barco), das grávidas ou causados pela quimioterapia. No pós-operatório, é usada para evitar náuseas e enjoos, assim como na osteoartrite como anti-inflamatório. Também diminui a agregação plaquetária e a síntese de colesterol. É ainda um bom aliado no tratamento de úlceras gastro-duodenais.

Popularmente, o chá de gengibre, feito com pedaços do rizoma fresco fervido em água, é usado no tratamento contra gripes, constipações, tosse e até ressaca. Banhos e compressas quentes de gengibre são indicados para aliviar os sintomas de gota, artrite, dores de cabeça e na coluna, além de diminuir a congestão nasal e cólicas.

Utilizam-se os seus rizomas frescos ou em pó. Tomar durante as refeições, 2 a 4 g por dia. É seguro durante a gravidez em doses até 1 g diário.

Para prevenir enjoos, deve ingerir 30 minutos antes da viagem, com doses repetidas de quatro em quatro horas se necessário.

Fonte: Prevenir.
Para mais informações e dicas sobre saúde e bem-estar, goste da nossa páginahttp://www.facebook.com/Shalom.Nature

Nenhum comentário: