“Nada é. Tudo está.”

22/02/2013

Cinco passos para a calma



Essa meditação de cinco partes é um convite poderoso para se conectar com o presente quando estiver calmo e uma maravilhosa ajuda para quando estiver nervoso

Respire
Quanto você consegue sentir sua respiração nesse momento? Focar na respiração é uma prática essencial que leva sua atenção para dentro e ajuda-o a experimentar a presença e o fluxo de energia.

Faça algumas respirações lentas e profundas e note como cada uma se move por você.

Quanto seus pulmões e abdome expandem na inspiração e retraem na expiração? Enquanto se torna absorto na respiração, ficará mais atento das sensações em relação à expansão e retração do abdome. Você notará a sensação da respiração movendo pelos pulmões e traqueia.

Enquanto aprofunda o foco, notará o fluxo de ar se movendo pela cavidade sinusal na cabeça. Você sentirá a respiração movimentando-se pelas narinas. Pode até notar que uma narina está mais aberta que a outra.

No seu tempo, mude a concentração de controlar a respiração para simplesmente assistir ao seu corpo respirar. A sensação de respiração é predominante em uma área – abdome, garganta, narinas?

Mantenha a atenção em uma área específica da respiração e quando notar a mente vagando, traga a atenção de volta para a experiência direta do corpo respirando nesse momento.

Relaxe
Quanto mais você consegue relaxar agora? Relaxe os músculos da face. Relaxe lábios e língua. Relaxe garganta e pescoço. Relaxe ombros e braços, cotovelos e palmas das mãos. Relaxe abdome e lombar. Relaxe quadril, joelhos, tornozelos. Relaxe as solas dos pés.

Quanto mais você relaxa, mais aprofunda a atenção da sensação. Enquanto libera a atenção no corpo, observe quanto você é como um ser de energia.

Sinta
Quanto mais consegue sentir agora? Sinta os pontos de contato entre o corpo e o colchão ou a cadeira. Sinta a vibração dos sons em volta de você. Sinta a textura e a temperatura do ar tocando sua pele.

Enquanto foca em sentir, talvez encontre áreas de tensão, estagnação ou congestão. Talvez encontre novas sensações surpreendentemente fortes. Veja se consegue suavizar em volta dessas áreas.

Deixe seu senso de sentir se mover pela sensação física. Sinta o coração e o estado de seu corpo emocional. Sinta o tom de sentimento geral do seu corpo e a qualidade da presença. Tenha conhecimento de quem você é como um ser de energia.

Assista
O que está notando agora? Enquanto respira, relaxe, e sinta, evoque a qualidade de atenção espaçosa. Sinta quem você é como uma testemunha; seja um cientista observando os fenômenos que surgem dentro e em volta de você.

Note a mente racional que serve para comparar, julgar, e procurar entendimento, e, do seu jeito, note a qualidade da atenção além da mente racional.

Permita
Quanto mais você consegue permitir sua experiência de ser exatamente o que é? O que aconteceria se adiciona “nada” a esse momento e renunciasse à necessidade de mudar alguma coisa?

Atenção tem sido descrita como um céu vasto e espaçoso. Sentimentos, pensamentos e sensações mudam constantemente de forma e tamanho como nuvens que passam.

Sinta quem você é sem preferências. Esteja presente ao processo da vida se desdobrando momento a momento.

Jonathan Foust via Facebook

Nenhum comentário: