“Nada é. Tudo está.”

21/02/2013

Duas dúvidas: o que é lúpus? Tem tratamento?



Lúpus é uma doença que costuma afetar mais as mulheres. Apesar de ser rara, muitas pessoas tem dúvidas sobre as causas, o tratamento e principalmente, a cura.
Entenda: lúpus é uma doença que chamamos de autoimune. O que quer dizer isso? Isso significa que o organismo produz anticorpos contra nossos próprios órgãos. Isso mesmo. Quem tem lúpus produz anticorpos que, ao invés de defenderem o organismo, passam a ser agressores de alguns órgãos como, por exemplo, os rins. Ou seja, os anticorpos que deveriam nos defender passam a nos agredir. Isso é o que chamamos de doença autoimune.

É uma doença contagiosa? Pega ?

Não. Lupus é uma doença genética, por isto não é contagiosa. Não pega. 

Quando suspeitar de lúpus?

Um dos sinais importantes que o lúpus apresenta é uma lesão bem característica no rosto, na região das bochechas, que ficam bem vermelhas. A mínima exposição ao Sol também pode provocar lesões também vermelhas e descamativas pelo corpo. Dor nas articulações também é muito comum.

Mas veja bem: só o médico pode fazer o diagnóstico correto. O lúpus tem sinais bem definidos que chamamos de “critérios diagnósticos”. São 11 critérios diagnósticos. Mas muitas outras doenças podem apresentar sinais muito parecidos. Por isso ninguém deve se autodiagnosticar. Só o médico é que tem condições de diagnosticar.

Existe cura?
Lúpus é uma doença crônica. Não tem cura, mas muitas medicações indicadas atenuam os sintomas. E a boa notícia é que com o tratamento adequado e certinho pode-se ter uma vida com qualidade, praticamente normal.

Muitas vezes o problema não está na doença. Está nas pessoas que não se tratam e não se cuidam direitinho.

Saúde!

Fonte: Dra Ana Escobar via Facebook

Nenhum comentário: