“Nada é. Tudo está.”

13/02/2013

Suco de tomate pode ser a chave para a recuperação após um treino

Uma nova pesquisa sugere que suco de tomate pode ser melhor que bebidas energéticas para ajudar o corpo a se recuperar dos exercícios. Especialistas dizem que a fruta pode fornecer produtos químicos vitais para ajudar os músculos, além de recuperar os níveis de sangue após os alongamentos.
Estudiosos de várias instituições de saúde na Grécia realizaram testes com 15 atletas ao longo de um período de dois meses, levando em conta os sinais vitais antes, durante e após das atividades.
Nove dos 15 atletas beberam suco de tomate após o exercício e seis consumiram suas bebidas energéticas regulares. Aqueles que beberam o suco tinham níveis mais rápidos de recuperação muscular e o nível de glicose voltou ao normal mais rápido.
Os antioxidantes do tomate são conhecidos por combater o câncer e doenças cardíacas  e é por isso que algumas pessoas que adotam uma dieta mediterrânea parecem viver mais tempo.
No último estudo, os níveis prejudiciais de enzimas e proteínas que contribuem para danos musculares e do cérebro voltou ao normal em mais rápido naqueles atletas que beberam suco de tomate após o exercício. Além disso, o suco de tomate ajuda a reduzir o dano oxidativo após o exercício.
Os pesquisadores disseram que o líquido foi tão eficaz que as pessoas com níveis mais altos de proteínas nocivas poderiam se beneficiar em apenas dois meses.
O estudo, conduzido por pesquisadores do Laboratório de Química do Estado Geral da Grécia, foi publicado no jornal Food and Chemical Toxicology.

Nenhum comentário: