“Nada é. Tudo está.”

27/02/2013

A importância do uso dos mantras, suas funções em cada Chakra e como usar:





Por Randler Michel

Pitágoras filósofo 492 AC, provavelmente teria sido o primeiro a descrever sobre a música das esferas. Ele usava o termo “cosmos” para designar o universo organizado e harmonioso. Vários pensadores jônicos também estavam convencidos da existência desta harmonia no universo e que esta poderia ser percebida pela capacidade de observação e experimentação. Dizia Pitágoras  que todos os planetas, inclusive o Sol e a Lua, giram em torno da Terra com a velocidade constante. Seguindo suas órbitas e estas obedecem às mesmas relações presente numa escala musical. Cada planeta produz um som correspondente; Si para o planeta Saturno, Dó para Júpiter, Ré para Marte, Mi para o Sol, Fá para Mercúrio, Sol para Vênus, Lá para Lua. Esta cosmologia musical associada aos sete planetas descritos na astrologia antiga também foi encontrada nas antigas culturas orientais, como na Índia e na China.  Os sábios da Índia foram os primeiros a associarem a energia planetária e suas notas musicais aos nossos centros psíquicos mais conhecidos os 7 Chakras principais.
Nós astrólogos e terapeutas holísticos, temos consciência que os mantras e os sons vocálicos não agem somente no nosso corpo físico. Sua influência física vibracional produzem efeitos de cura e equilíbrio que envolve todo o nosso ser psíquico; nossa aura e seus corpos sutis de energias.
O papel destes centros psíquicos aponta que dependemos muito além do oxigênio que compõe o ar para vivermos como pensa a ciência convencional e sim para que haja a vida necessitamos da energia vital, ou força vital presente no universo, no ar e nos alimentos que ingerimos.  Já o papel de cada um destes centros envolve fornecer energia para o bom funcionamento das glândulas pineal, pituitária ou hipófise, tireoide, timo, pericárdio, supra reinais, e o plexo solar e estas para bom funcionamento do nosso corpo físico e consequentemente favorecer a nossa saúde.
Quando trabalhamos com a vibração presente no som das sete notas musicais ou da entoação dos mantras ou dos sons vocálicos permitimos o equilíbrio de nossos centros psíquicos. Há vários sons vocálicos, mantras e notas par ativar os chakras, abaixo preparei os mais usados por mim.

O mantra OM e o som vocálico AUM, estimulam a nossa glândula pineal, o Chakra Coronário. Nossa consciência do existir com personalidade-alma em evolução. Cor lilás, branco.

Os sons vocálicos Rá e O Má, estimulam a nossa glândula pituitária. Chakra Frontal ou Pituitário. Nossa consciência do perceber o nosso plano espiritual e outros seres de luz. Cor azul escuro.

Os som vocálico Ham, estimula a glândula tireoide. Chakra Laríngeo. Nossa consciência do expressar, do criar. Cor azul claro.

O som vocálico Yam, estimula a glândula timo. Chakra Cardíaco. Consciência dos nossos sentimentos. A importância do amor e do perdão na cura. Cores verde e rosa.

O som vocálico Ram, estimula o nosso Plexo Solar, Chakra Plexo Umbilical. Consciência de sintonização com outro. Sentir o nosso meio e suas vibrações. Cor amarela.

O som vocálico Vam, estimula a glândula renal. Chakra Explênico. Consciência do prazer. Cor laranja.

O som vocálico Lam, estimula  as glândulas reprodutoras, Ovário, Testículos Chakra Básico  consciência da vida no plano material. Cor vermelha.

Nenhum comentário: